Walter Carvalho/Divulgação Chico Buarque

No centro de mais uma disputa do Fla-Flu político que opõe “coxinhas” e “petralhas”, Chico Buarque mostrou toda sua finesse no vídeo em que foi atacado por antipetistas enquanto caminhava pelo Leblon.

Mesmo xingado, o ícone de 71 anos mostrou calma e argumentou com o grupo que incluía o rapper Túlio Dek.

Veja dez lições que todos nós aprendemos com o cara de olhos cor de ardósia.

1. Ame seu inimigo

Com toda elegância, mesmo sendo xingado pelos antipetistas, Chico mostrou paciência para expor seus argumentos de forma tranquila. Ele mostrou até mesmo carinho pelos seus antagonistas, estabelecendo contato físico, por exemplo, colocando a mão no ombro e no braço dos rapazes.

2. Escreva indiretas de forma direta

Quando precisou driblar a censura, na ditadura militar, Chico mostrou criatividade para tocar em qualquer assunto. Coisa de gênio.

3. Seja mais que um rosto bonito, mas aproveite o que Deus lhe deu

Ele foi visto com desconfiança por sua boa aparência no começo da carreira. Mas se impôs pelo talento. Após mais de 30 anos casado com a atriz Marieta Severo, voltou à pista e hoje namora com a cantora Thais Gulin, 37 anos mais nova, uma chica bastante invejada pelo mulherio da galáxia buarquiana, digamos.

4. Você não precisa cantar bem, nem gostar de palco para ser idolatrado e levar multidões aos shows. Isso é carisma

Na letra de Até o Fim, ele brinca com as pessoas não querem ouvir mais a suas mazelas e a voz chinfrin. Puro charme.

5. Envelheça fazendo canções maneiras do século 20 

Chico ultrapassou os 70 anos fazendo canções clássicas, preste atenção que você as achará, ainda que, tenhamos que admitir, sua obra musical dos anos 60, 70 e 80 é imbatível até para ele mesmo. Chico já disse que a canção era uma expressão do século 20 e morreria com o rap. Ele mesmo tem mostrado, no entanto, que o problema não são as canções, mas quem irá compô-las.

6. Faça uma ode à malandragem

Chico é um pontífice da malandragem, com uma contribuição decisiva à mitologia do sambista carioca, por A Ópera do Malandro. Suas outras peças dramatúrgicas também são da pesada: Roda viva, CalabarGota d’Água.

7. Seja uma mulher

Chico fez músicas em que se colocou no papel feminino de maneira perfeita, como em Tatuagem, Bárbara, Ana de Amsterdã, Joana Francesa, Teresinha e A História de Lily Braun.

8. Use a ideia da construção como metáfora e prática

Com suas rimas em proparoxítonas, aquela em que a primeira sílaba da palavra é a mais forte, Construção é uma das maiores músicas já feitas, uma verdadeira construção.

9. Seja a voz de uma geração

Os anos 60, época em que Chico conheceu o estrelato, foi marcado por uma revoluções de costumes e do pensamento. Talvez se ele aparecesse hoje, seu discurso não seria assimilado com tanta potência.

10. Inspire-se nas crianças

Ele já contou que o “agora eu era herói” de João e Maria foi inspirado nas conversas de suas filhas.

Como todo artista contemporâneo, Chico Buarque também tem virado meme nos últimos anos, principalmente envolvendo a capa do disco Chico Buarque de Hollanda, de 1996. Relembre alguns desses memes em nossa galeria.

Memes do Chico Buarque na internet

Chico Buarque
Créditos: Reprodução

int(1)

Após ataque de antipetistas, veja lições e memes de Chico Buarque

Sair da versão mobile