Meno

Amanda Amaral Meno

Cantor, compositor e multi-instrumentista, Meno é um dos nomes da novíssima vanguarda paulista que vêm renovando a música brasileira. Com Barriga de 7 Janta, trabalho conceitual, engenhosamente amarrado em torno da história real de Dico, um tio sapateiro que largou tudo e se tornou andarilho, ele inaugura a ópera rock caipira. O bisneto do poeta modernista Menotti Del Picchia lança o disco nesta quinta (25), no Centro Cultural São Paulo.

Em seu terceiro álbum, Meno dialoga com o antepassado ilustre na faixa Pigarço, que traz um trecho do clássico poema Juca Mulato (1917) musicado por Meno. A poesia também está presente nas parcerias com os poetas arrudA e Heloiza Abdalla.

Segundo Meno, o que mais lhe atraía na história de Dico eram as razões que o levaram a largar tudo e que nunca foram compreendidas. “A escolha de Dico era uma busca por liberdade? Por aventura, inconformismo? Coragem, covardia? O disco tenta narrar porque o sapateiro Dico se transformou no andarilho Barriga de 7 Janta”. O músico explica que o título do disco veio de uma expressão ouvida nas ruas de São Paulo e cruzou-se com a imaginação sobre Dico: “Barriga de 7 Janta fala de uma pessoa que é tão magra que parece que só jantou sete vezes na vida.”

O disco foi gravado no estúdio Submarino Fantástico, em São Paulo, de janeiro a abril de 2016, contemplado pelo Programa de Ação Cultural (Proac), da Secretaria de Estado da Cultura. A produção musical é de Meno, Otavio, Effori e Allen e a executiva é de Heloiza Abdalla. Meno se apresenta no CCSP acompanhado por Otavio Carvalho (baixo), Marcelo Effori (bateria) e Allen Alencar (guitarra), com participações especiais do músico Bruno Batista e da cantora Lu Horta.

Se na história de Dico a solidão dá o tom, no disco, Meno se cercou de um verdadeiro quem é quem na nova cena paulistana. Em Correnteza, Romulo Fróes cantou sua primeira parceria com Meno; Saulo Duarte tocou guitarra e cantou Jacaré; Rodrigo Caçapa criou o arranjo de Primo Raimundo; e ainda se escuta Ricardo Herz, Lu Horta, Juliana Perdigão, Thiago França, Jacques Matias e Marcelo Cabral. Voa, Meno!

SERVIÇO

Meno – Lançamento Barriga de 7 Janta
Local: Centro Cultural São Paulo (Rua Vergueiro, 1000 – Paraíso)
Data: Quinta-feira, 25 de agosto de 2016
Horário: 20h30
Entrada: Gratuita
Capacidade: 622 pessoas
Estacionamento: Não

Sem mais artigos