Nomes da nova músicas brasileira como Tiganá Santana, Graveola, Dom La Nena e DJ Tudo, ainda pouco conhecidos no país, aparecem no ranking da WMCE (World Music Charts Europe) de 2013 ao lado de outros com maior ressonância como Siba, que ficou conhecido com o Mestre Ambrósio, Lucas Santtana, artista destacado da cena atual de MPB indie e o lendário percussionista Naná Vasconcelos.

O Brasil emplacou nove álbuns entre as 150 mais executadas do ano, segundo o ranking da WMCE (World Music Charts Europe). O país ficou na frente do Mali e Espanha, que emplacaram oito, Itália, cinco, Senegal, Colômbia, Finlândia, quatro. Argentina, Cabo Verde, Alemanha e Israel emplacaram três. Para David McLoughlin, da BM&A (Brasil Music Exchange), que forneceu os dados para o Virgula Música, o resultado pode ser considerado bom pelo fato de o país ter ficado na frente de nações em que a música tradicional é conhecida mundialmente e recebem forte apoio público e privado.    

Os títulos brasileiros são The Invention Of Colour, Tiganá Santana (Ajabu!), em 52º; Eu Preciso De Um Liquidificador, do Graveola, 73º; Daora, Underground Sounds Of Urban Brasil (Mais Um Discos), 80º; Ela, Dom La Nena (Six Degrees), 85º; Avante, Siba, Mais Um Discos, 87º; Tecno Brega, coletânea (Man Recordings), 111º; Pancada Motor – Manifesto Da Festa, DJ Tudo e Sua Gente de Todo Lugar (Mundo Melhor), 126º; O Deus Que Devasta Mas Tambem Cura, Lucas Santtana (Mais Um Discos), 137º; 4 Elementos, Naná Vasconcelos (Far Out), 139º.

Tiganá Santana, Elizabeth Noon

Graveola, Babulina’s Trip 

Karol Conka – Corre, Corre Erê, de Daora: Underground Sounds From Urban Brasil

Rincon Sapiência, Elegância, de Daora: Underground Sounds From Urban Brasil

Dom La Nena – Golondrina

Siba – Preparando o Salto

Gang do Eletro – Velocidade do Eletro, de Tecno Brega, coletânea da Man Recordings

Pancada Motor – Manifesto da Festa – Vídeo teaser do álbum

Lucas Santtana, O Deus que Devasta mas Também Cura

Naná Vasconcelos, em vídeo de Vincent Moon para a série Petites Planètes

Sem mais artigos