2020 foi o ano do BTS, reconheceu a IFPI, a Federação Internacional da Indústria Fonográfica. A organização revelou nesta quinta-feira (4) o ranking dos artistas mais populares do mundo em 2020 e o grupo sul-coreano foi eleito o número um, ficando à frente de artistas como Taylor Swift, a vencedora de 2019, e Drake.

PUBLICIDADE

É a primeira vez que um grupo de k-pop, e que não performa em inglês, é eleito vencedor. Na edição de 2018 eles chegaram a ficar em segundo lugar e, em 2019, alcançaram a 7ª posição.

O ranking da IFPI reconhece os artistas que mais venderam no ano, seja nos formatos físico ou digital. E 2020 foi dominado por RM, Suga, j-hope, Jin, Jimin, V e Jungkook, que lançaram três álbuns.

PUBLICIDADE

“Map of the Soul: 7”, lançado em Fevereiro do ano passado, consagrou-se como um dos discos mais vendidos na pré-venda e alcançou a posição número 1 em mais de 20 países, segundo a federação. E não se pode esquecer da versão em japonês do disco, “Map of the Soul: 7 – The Journey”, lançada em Julho. O álbum “Be” chegou em Novembro, incluindo o hit “Dynamite”, o primeiro single inteiramente em inglês do septeto. Eles ainda fecharam o ano se tornando o primeiro grupo de k-pop a ser indicado nas categorias musicais do Grammy, concorrendo como Melhor Performance de Grupo ou Duo Pop por “Dynamite”.

PUBLICIDADE

Em segundo lugar do ranking ficou Taylor Swift, que durante a pandemia surpreendeu os fãs ao lançar dois aclamados álbuns: “Folklore” e “Evermore”.

Drake ficou em terceiro lugar, seguido por The Weeknd e Billie Eilish.

Confira abaixo o ranking completo:

1. BTS
2. Taylor Swift
3. Drake
4. The Weeknd
5. Billie Eilish
6. Eminem
7. Post Malone
8. Ariana Grande
9. Juice WRLD
10. Justin Bieber

10 fatos sobre k-pop:

10 fatos sobre k-pop

1. Os treinamentos são duros e podem durar uma década 2. Grupos grandes facilitam identificação 3. Não foi Psy e sim a popularização do YouTube que ajudou o gênero a explodir 4. O k-pop é orgulho nacional na Coreia 5. Os fãs são essenciais e parte do movimento 6. O número de grupos é incontável 7. O k-pop tem algo de autoajuda  8. A primeira geração do k-pop se estabeleceu nos anos 90 9. A bossa nossa é uma influência da música coreana 10. Will.i.am e Snoop Dog são quase idols "Tem artistas que gostam do k-pop e levam o k-pop para o seu país, tipo will.i.am fez muito isso. Snoop Dog fez muito isso. Artistas que foram para Coreia, viram como era lá, trabalharam com artistas de lá e voltaram para os Estados Unidos trazendo um pouquinho disso com eles. Inclusive Pharell também, Missy Elliott", exemplifica Babi. "É difícil você pegar esse conceito que já foi inspirado em alguma coisa e trazer para sua terra natal e falar que ele inspirou de volta. Mas hoje em dia é meio que um ciclo porque os artistas internacionais não tem essa diligências que os coreanos têm. Essa coisa do ensaio, do perfeccionismo. Talvez isso seja uma inspiração nova para os artistas internacionais", completa Érica. Na foto, Will.i.am e 2NE1 Créditos: Divulgação

int(1)

BTS é eleito o maior artista global de 2020, ultrapassando Taylor Swift e Drake