2020 foi o ano do BTS, reconheceu a IFPI, a Federação Internacional da Indústria Fonográfica. A organização revelou nesta quinta-feira (4) o ranking dos artistas mais populares do mundo em 2020 e o grupo sul-coreano foi eleito o número um, ficando à frente de artistas como Taylor Swift, a vencedora de 2019, e Drake.

É a primeira vez que um grupo de k-pop, e que não performa em inglês, é eleito vencedor. Na edição de 2018 eles chegaram a ficar em segundo lugar e, em 2019, alcançaram a 7ª posição.

O ranking da IFPI reconhece os artistas que mais venderam no ano, seja nos formatos físico ou digital. E 2020 foi dominado por RM, Suga, j-hope, Jin, Jimin, V e Jungkook, que lançaram três álbuns.

“Map of the Soul: 7”, lançado em Fevereiro do ano passado, consagrou-se como um dos discos mais vendidos na pré-venda e alcançou a posição número 1 em mais de 20 países, segundo a federação. E não se pode esquecer da versão em japonês do disco, “Map of the Soul: 7 – The Journey”, lançada em Julho. O álbum “Be” chegou em Novembro, incluindo o hit “Dynamite”, o primeiro single inteiramente em inglês do septeto. Eles ainda fecharam o ano se tornando o primeiro grupo de k-pop a ser indicado nas categorias musicais do Grammy, concorrendo como Melhor Performance de Grupo ou Duo Pop por “Dynamite”.

Em segundo lugar do ranking ficou Taylor Swift, que durante a pandemia surpreendeu os fãs ao lançar dois aclamados álbuns: “Folklore” e “Evermore”.

Drake ficou em terceiro lugar, seguido por The Weeknd e Billie Eilish.

Confira abaixo o ranking completo:

1. BTS
2. Taylor Swift
3. Drake
4. The Weeknd
5. Billie Eilish
6. Eminem
7. Post Malone
8. Ariana Grande
9. Juice WRLD
10. Justin Bieber

10 fatos sobre k-pop:

Sem mais artigos