Um grupo moradores do município de Boom, onde ocorre o maior festival de música eletrônica do mundo – o Tomorrowland -, apresentou nesta quinta-feira (24) uma denúncia que exige que a música seja encerrada à meia-noite todos os dias.

Um tribunal de Antuérpia, que examinou hoje a exigência assinada por sete moradores da província, ressaltou que os mesmos não exigem a proibição do festival, mas sim a aplicação da lei de silêncio, informou a agência “Belga”.

A advogada dos moradores afetados, Griet Cnudde, disse que a aplicação dessas normas implicaria uma grande mudança na programação do evento, que teria que passar a tocar músicas somente por 3 horas por dia, se ultrapassar os 85 decibéis, e desligar o som à meia-noite.

Por causa do décimo aniversário do festival, os organizadores anunciaram que esta edição, que deverá receber cerca de 360 mil pessoas, seria realizada entre os dias 18 e 20 e 25 e 27 de julho, fato que indignou os moradores.

A empresa ID&T, organizadora do evento, argumenta que seria impossível realizar o festival sob essas condições, já que tal redução geraria graves consequências financeiras em relação ao investimento feito por cerca de 30 empresas belgas e estrangeiras.

Em nome dessas empresas, Olivier Verhulst pediu ao juiz que analisa o caso avaliasse “o interesse dos sete moradores que terão seus sonos perturbados durante três dias em duas semanas e os milhões de euros de prejuízo que suporia o cancelamento do festival”.


int(1)

Cidadãos belgas exigem que festival Tomorrowland se adeque à lei do silêncio

Sair da versão mobile