Emir Kusturica

Emir Kusturica

Com o cineasta Emir Kusturica entre os nomes confirmados, o MIMO Festival chega a 12ª edição com eventos no Rio de Janeiro, Paraty e Olinda. Além do sérvio, que se apresenta com a The No Smoking Orchestra, o MIMO já anunciou também os africanos Salif Keita, do Mali, e Bombino, do Níger.

O festival passa pelo Rio entre 13 e 15 de novembro, Paraty, de 2 a 4 de outubro, e por Olinda, de 20 a 22 de novembro. O MIMO também vai organizar uma mostra com os filmes mais emblemáticos de Kusturica, vencedor de duas Palmas de Ouro no Festival de Cannes.

Realizado desde 2004 em Olinda, o MIMO já reuniu nomes como Buena Vista Social Club, Madredeus, Mike Stern, Herbie Hancock, Ibrahim Maalouf, Toninho Horta, Chucho Valdés, Richard Bona, Egberto Gismonti, Richard Galliano e Nelson Freire.

Paralelamente, o festival também promove atividades relacionadas à educação – com aulas, workshops, oficinas e master classes – preservação do patrimônio, festival de cinema e o Prêmio MIMO Instrumental, dedicado a selecionar grupos e músicos brasileiros jovens para se apresentarem nos mesmos palcos dos convidados. As inscrições estão abertas até 20 de julho e podem ser feitas no portal www.mimofestival.com. Dirigido por Lu Araújo, Fernanda Cortez e Luiz Calainho, o MIMO é apresentado pelo Bradesco com patrocínio do BNDES.

Sem mais artigos