int(1)

Neo-soul: conheça os artistas que resgatam os sons clássicos da black music

Na madrugada do último sábado (23), a música perdeu o ícone de uma geração. O legado de Amy Winehouse vai muito além de material inesgotável para venda de tabloides e uma carreira de enorme sucesso. Quando surgiu tímida, usando calça jeans e camiseta na audição do estúdio Island Records, ninguém poderia imaginar que uma voz tão potente habitava o corpo daquela britânica, magricela, branca e judia.

LEIA MAIS: Amy Winehouse morta aos 27; veja uma lista de músicos que morreram cedo

Exclusivo: veja a movimentação em frente à casa de Amy Winehouse, após morte da cantora



Bebendo diretamente na fonte do jazz e soul, Amy lançou seu primeiro álbum em 2003, intitulado Frank. Mais do que encantar os atentos ouvidos do Reino Unido e dos Estados Unidos, Amy renovou e popularizou a chamada neo-soul music.

Há cinco anos chegava às lojas Back to Black, álbum que apresentou e consagrou Amy Winehouse como a nova compositora e diva da soul music. A faixa Rehab estourou nas rádios de todo o mundo, foi trilha sonora de filme, tema de novela e eleita a canção mais influente da década jornal britânico The Telegraph



A personalidade controversa de Amy foi material abundante para a mídia, suas tatuagens davam um ar de mulher transgressora, digna de uma estrela do rock. A britânica passou então a influenciar as tendências da moda.

Garotas imitavam sua maquiagem marcante, sua maneira de se vestir como uma pin-up da década de 50 e seu cabelo inspirado nas cantoras da Motown. Assim nasceu a primeira diva de uma “geração jukebox”, que cresceu acostumada a consumir música de várias fontes e tribos baixadas em seus MP3 players.

Mesmo com apenas dois álbuns de estúdio, Amy deixou um grande legado musical e abriu caminho para os novos nomes do soul e black music como Adele, Duffy, Cee-lo Green e Janelle Monáe. O Virgula Música listou os mais importantes representantes dessa vertente musical, alguns até anteriores à Amy, mas que só brilharam depois da frágil diva ter aberto caminho.

Para acessar a galeria basta clicar na foto acima


int(1)

Conheça os astros da neo-soul que brilharam na esteira do sucesso de Amy Winehouse

Sair da versão mobile