O verão com as temperaturas mais altas dos últimos anos também está sendo musicalmente quente. O Virgula Música conversou com DJs de difentes vertentes, que apontaram suas faixas preferidas da estação que, como cantou Marina Lima, tem uma certa magia colorida. 

Beijinho no Ombro, de Valesca Popozuda

O DJ e produtor João Brasil foi do funk à música eletrônica, evidenciando algo que o “midas” do funk e produtor musical por trás do sucesso de Anitta e Naldo, DJ Batutinha já havia contado ao Virgula, que esta é a dobradinha entre funk e sons eletrônicos com mais certeira do momento.

Um dos nomes por trás do Rio Shock, JB não teve pudores, com razão, em escolher sua própria música: Moleque Transante: “Acho que tem a energia do verão, um som envolvente, é alegre e tem humor. O refrão cola na cabeça”; o DJ e produtor também elegeu Beijinho no Ombro, de Valesca Popozuda (“O clipe dela no castelo é sensacional, a batida é forte e o refrão pegajoso”).

Rio Shock – Moleque Transante

A lista do carioca continua com Disclosure, When a Fire Starts to Burn (“Os garotos ingleses fizeram o melhor album de 2013”); Hot NaturedReverse Skydiving – (“Anabel é a cantora mais sexy do momento, a música é uma delícia, paulada na pista”); Major LazerBubble Butt – “Um pouco atrasado, o trap chegou no Brasil e acredito que será um verão bem trap nas pistas por aqui. Se for talvez seja a prova de que o país segue sofrendo com uma espécie de delay, já que o trap, nascido com o rap do sul dos Estados Unidos – e que gerou o superhit -, Harlem Shake já é visto entre alguns críticos de vanguarda como o movimento que morreu na praia.

Disclosure, When a Fire Starts to Burn

No meio da avalanche de informação, o próprio Disclosure, cujo álbum de estreia saiu em maio na Inglaterra e Estados Unidos e continua sem edição no Brasil, pode soar um pouco como verão passado.

O DJ Mau Mau, que surgiu no fim dos anos 80, no Madame Satã, e fez história em clubes como Sra. Kravitz e Hells Club e se tornou herói da eletrônica nacional, fez apenas uma escolha: a inédita Simpaticona da Boate, da dupla Lacozta, de Daniel Cozta e L_cio, com vocais de Claudia Assef e letra da DJ, jornalista e autora do livro Todo DJ Já Sambou (Conrad) junto com o também jornalista Vitor Angelo, autor de Aurélia: A Dicionária (Editora da Bispa).

Simpaticona da Boate – Lacozta – DJ Mau Mau remix

Especializado em grooves e brasilidades finas, Tahira, um dos DJs mais internacionais do Brasil, evitou a autopromoção e deixou de fora o remix da pesada que fez de Toda Menina Baiana, de Gilberto Gil, com o Bixiga 70.

Gilberto Gil – Toda Menina Baiana (Tahira Re-Edit)

Tahira é também uma espécie de embaixador da música brasileira pelo mundo, com seu site EBS Diggin (aqui), e por meio de coletâneas que faz, como a Brazuca, atualmente no volume nove.  

“Uma boa música de verão deve ter um groove bom para dançar com uma pitada de suingue brasileiro ou latino, pode ser eletrônico ou não”, opinou. As escolhas de Tahira foram Los ChinchesSenorita Can You Tell MeCarrot GreenMe RecusoMUVSamba da Dona OdeteAbayomi OrquestraMalunguinhoPeixe PiabaCoco de Tebei (DJ Chico Correa Remix)

O DJ Gabiru, sonoplasta da Jovem Pan FM e DJ do programa Pânico, é um cara influente, graças aos seus milhões de ouvintes. “O som do verão não precisa ser exatamente música brasileira. Na minha opinião, com certeza a música do verao vai ser do Bob SinclarCinderella (Joe K Remix). A música deve ter de tudo letra boa ritmo, uma boa melodia, tem que ser uptempo, para cima”, ensina.

Bob Sinclar – Cinderella (Joe K Remix)

Gabiru diz também que outra música boa que está estourada é Booyah, do Showtek com We Are Loud & Sonny Wilson. Gabiru ainda indica Zen, da Anitta.

Anitta – Zen

Por fim, mas não menos importate, o DJ King, que em 2011 se tornou recordista do Guinness pelo DJ set mais longo do mundo, de 120 horas e 19 minutos sem parar, foi econômico em sua análise das características que as faixas de verão devem ter. “Músicas para dançar, refletir. Enfim, se divertir”, resume.

Kinguiness – Mixtape Summertime / Baile DJ set / world

Música, no entanto, é algo muito pessoal, seu som de verão ideal pode ser música de concerto ou metal extremo e ninguém tem nada com isso, com exceção, talvez, do seu vizinho. Nossas dicas estão aí para ser subvertidas, suba o volume das suas músicas preferidas na mesma medida em que os termômetros e boa viagem.

MUV – Samba da Dona Odete

Major Lazer – Bubble Butt (feat. Bruno Mars, 2 Chainz, Tyga & Mystic)

Hot Natured featuring Anabel Englund – Reverse Skydiving

Carrot Green – Me Recuso

Peixe Piaba – Coco do Tebei (Chico Correa Remix)

Los Chinches – Señorita, Can You Tell?

Abayomi Orquestra – Malunguinho

Sem mais artigos