Todo mundo sabe que Frozen é um sucesso. Não era de se esperar menos de um filme da Disney. Mas o que realmente é intrigante é como uma história sobre duas irmãs em um reino congelado conseguiu cativar todo mundo: da criança fofa de dois anos a um rockstar, passando por algum adolescente chato e metido a rebelde.

Nós aqui do Virgula Música acreditamos que a trilha sonora da animação tem a sua parte de responsabilidade do porquê Frozen está por todos os lados. Listamos aqui os motivos do porquê:

 

O apelo infantil de Demi Lovato

Tudo bem, Demi Lovato já teve uma boa dose de polêmicas na sua curta vida. Mas ela também tem uma longa passagem pelo canal Disney no seu currículo, tendo estrelado o seriado Sunny Entre Estrelas e o filme Camp Rock. Ou seja: ela tem um grande apelo com o público infantil. Ela gravou uma versão de Let It Go para a trilha sonora de Frozen. O vídeo da interpretação tem mais de 216 milhões de visualizações.

Idina Menzel: a verdadeira voz de Elsa

Ainda que Demi tenha atraído alguns olhos para Frozen, não há como fugir do fato de quem carrega Let It Go nas costas é mesmo Idina Menzel. O vídeo oficial da Disney de Let it Go, que mostra o trecho do filme com a música, tem quase 300 milhões de visualizações. Outra comparação baseada em números: enquanto a versão de Demi Lovato vendeu 738 mil downloads, a de Idina totalizou 1,8 milhão — mais do que o dobro da garota Disney.

Idina começou a carreira em 1996, com 25 anos, interpretando Maureen Johnson, do musical Rent, na Broadway. Este trabalho rendeu a ela a sua primeira indicação ao Tony Awards, o Oscar do Teatro. Ao longo da sua carreira, ela foi indicada ao Tony três vezes, e ganhou o prêmio ao interpretar Elpha, no musical Wicked. Vale lembrar que Idina foi escolhida para cantar Let It Go no palco do Oscar.

 

A personalidade de Elsa e a composição de Let it Go

As músicas de Frozen foram escritas por Kristen Anderson-Lopez e seu marido, Robert Lopez. A primeira faixa a ser composta foi, justamente, Let it Go, e nós devemos a Elsa que conhecemos a eles. Inicialmente, a herdeira do trono de Arendelle seria a vilã do filme, inspirada nas personalidades Cruella De Vil e Ursula e no visual de Amy Winehouse (!). Mas depois de ouvirem a mensagem de empoderamento e querer assumir quem se é realmente trazida em Let it Go, os criadores do filme perceberam que isso não se encaixaria em uma vilã — e transformaram Elsa em uma personagem heroica, ingênua e gentil, que se fecha para proteger a irmã de seus poderes.

 

 

Kristen Bell como Anna, a coadjuvante perfeita

Depois de Let It Go, as duas músicas que mais fizeram sucesso foram Do You Want to Build a Snowman e For The First Time Forever, ambas cantadas por Kristen Bell, que deu voz a Anna, a irmã mais nova de Elsa. A primeira acompanha o crescimento de Anna longe de Elsa — que se isola por medo de machucar a garota mais uma vez. No vídeo abaixo, Kristen canta Do You Want to Build a Snowman ao vivo. É bem legal assistir às mudanças de voz que ela faz ao longo da música. Assista:

 

Frozen pegou todo mundo — mesmo

Bom, a gente pode concordar que quando o Fantástico dá alguma coisa do mundo pop, é porque REALMENTE pegou, né? Bom, vamos lembrar, então, que em algum momento mais no começo desse ano, eles encerraram uma edição com uma montagem em vídeo de criancinhas fofas cantando Livre Estou (versão de Let it Go em português). Tudo bem, tudo bem, crianças fofas cantando música-tema de animação, isso não prova nada. Mas o Pearl Jam cantando Let it Go prova, né?



int(1)

De Pearl Jam a Demi Lovato: por que Frozen é um sucesso com todas as faixas etárias

Sair da versão mobile