Emicida lançou Obrigado, Darcy! na quarta-feira (12), em homenagem ao antropólogo Darcy Ribeiro (1922-1997). A música é a faixa oficial da Casa Brasil no festival norte-americano South By Southwest, em Austin, no Texas.

Veja o clipe

O rapper apresentou-se na quarta no espaço. A participação brasileira no evento está sendo promovida pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos no evento, a Apex Brasil investiu US$ 1 milhão na promoção do País no SXSW, segundo a Meio & Mensagem. Além da música na Casa Brasil, a Apex levou também 28 empresas para Austin.

Personalidades de esquerda estão em alta no rap. Depois da homenagem dos Racionais à Carlos Marighella (1911-1969), agora chega a vez de Ribeiro. 

Ribeiro, autor de O Povo Brasileiro, foi também político, escritor e educador. A faixa do rapper paulistano é um samba-rap, caminho que Emicida já havia trilhado em seu álbum de estreia, lançado no ano passado e também em sua parceria com Guimê.

O funk, aliás, aproxima-se do samba e dos ritmos brasileiros de maneira corriqueira, em uma aproximação entre o partido alto e a maneira de cantar, a chamada divisão, dos MCs.

Sem mais artigos