Na mesma semana em que lança seu novo disco, o rapper norte-americano Eminem foi considerado o “artista do ano” pelos eleitores da primeira edição do Prêmio YouTube, que também premiou Taylor Swift, Macklemore & Ryan Lewis e as coreanas Girls Generation.

Os nomes dos ganhadores foram revelados em uma festa transmitida ao vivo de Nova York através do site, após uma votação aberta ao público, que deixou alguns dos favoritos, como One Direction e PSY, o autor de Gangnam style, de mãos abanando.

O “vídeo do ano”, disputado pelas produções mais assistidas, compartilhadas e comentadas do YouTube, foi para o grupo feminino coreano Girls Generation por I got a boy, deixando para trás Miley Cyrus (We can’t stop), Lady Gaga (Applause), Demi Lovato (Heart attack) e Selena Gomez (Come & get it).

Taylor Swift foi premiada como “fenômeno YouTube” pelo número de versões que seu hit I knew you were trouble gerou, enquanto o duo britânico de hip-hop Macklemore & Ryan Lewis, revelação dos últimos prêmios VMA da MTV, levaram o prêmio “artista revelação” por seu recorde em número de seguidores.

Finalmente, a “inovação do ano” foi a proposta do DeStorm (See me standing) e o público considerou que a melhor réplica a um vídeo famoso foi a de Lindsey Stirling and Pentatonix por sua versão de Radioactive do Imagine Dragons.

A cerimônia, que incluiu atuações ao vivo de Seul, Moscou, Londres e do Rio de Janeiro, contou com a participação de estrelas como Arcade Fire, Avicii, Eminem e Lady Gaga, entre outros. 


int(1)

Eminem é um dos ganhadores da primeira edição dos Prêmios YouTube