Guitarristas virtuosos, pianistas cubanos e renomadas vocalistas fazem parte do eclético programa do Festival Internacional de Jazz de Montreal, que irá também contar com as presenças de Peter Gabriel e Wynton Marsalis, segundo disseram os organizadores na quarta-feira.

A 23a versão do evento, previsto para acontecer entre 27 de junho e 7 de julho, terá suas tradicionais apresentações de rua e em casas fechadas, numa média de 150 shows em 11 dias.

Entre as principais atrações estão os guitarristas Bill Frisell, Charlie Hunter e John Scofield. Charlie Haden, Kelly Joe Phelps, John Pizzarelli e Toots Thielemans também estarão em Montreal para uma série de concertos.

Na ala feminina, os destaques são: Marianne Faithful, Lauryn Hill e Miriam Makeba. Os pianistas cubanos Gonzalo Rubalcaba e Chucho Valdes deverão fazer oito shows, que deverão incluir ainda Ron Carter e Joe Lovano.

Mantendo as raízes populares do festival, o britânico Peter Gabriel e o diretor de teatro Robert Lepage vão apresentar “Zulu Time”, um trabalho multidisciplinar descrito como “cabaré para aeroportos” e que engloba música, acrobacias e a participação da platéia.

Omara Portuondo, a vocalista solo de Buena Vista Social Club, o compositor Daniel Lanois e o tecladista Herbie Hancock também estarão no festival.

Sem mais artigos