Quando você cola na grade de um show de rock, música e guerra se misturam, por isso, os corpos se misturam, os rostos se contorcem. Essa percepção levou o fotojornalista Gabriel Quintão a juntar fotos dentro dessa temática e organizar a exposição Linha de Frente, que será inaugurada no dia 11 de julho, no Red Bull Station, em São Paulo. 

Trocamos uma ideia com Quintão, fotógrafo do Virgula, que teve imagens dessa série divulgadas em sites e publicações da Europa e Estados Unidos.

Qual é o segredo para fazer uma boa foto de show?

É o mesmo que pra toda foto de ação. Tentar prever o momento seguinte para se posicionar da melhor forma.

Que outros temas gostaria de retratar neste formato de exposição?

Tenho algumas ideias em execução no momento, mas até agora nenhuma tem a força pra montar uma série que sustente uma exposição. A ideia é tentar levar o Linha de Frente para o interior paulista ainda. Depois pensarei no próximo passo.

Como vê a popularização das câmeras, isso desvalorizou a profissão de fotógrafo?

Vejo de uma forma ótima. Eu mesmo só fotografo hoje por que um dia comecei com uma câmera de entrada. O que as pessoas nao sabem as vezes é que leva tempo pra se aprender a técnica e desenvolver a sensibilidade de perceber o melhor momento, o melhor ângulo etc.

Que fotógrafos são referência para seu trabalho?

Irving Penn é uma referência grande de luz pra mim, Sebastião Salgado tem uma sensibilidade incrivel. É demais viver nos mesmos dias que esse cara. Um outro cara que eu admiro muito é o meu amigo Mastrangelo Reino. Ele tem a pegada de fotojornalismo que me inspirou a largar o emprego, meter a cara e viver de foto em 2008. 

Em que você trabalhava antes?

Fui diretor de arte e webdesigner por dez anos.

Por que quis montar uma exposição com as fotos?

A exposição foi sugestão de um amigo, quando eu comentei com a galera da Red Bull sobre a possibilidade, eles curtiram a ideia e fechamos na hora.

SERVIÇO

Exposição Linha de Frente
De 11 de julho a 2 de agosto
Abertura da exposição, dia 11 de julho, das 19h às 22h
Horário de funcionamento do Red Bull Station: de terça a sexta, das 11h às 20h, sábados, das 11h às 19h
Galeria principal do Red Bull Station, Praça da Bandeira, 137. Centro, SP

Sem mais artigos