As gravadoras não pretendem desistir da luta contra o download ilegal de músicas. Em uma nova estratégia adotada pela Universal e a Sony Music, todos os singles das duas gravadoras começarão a ser colocados no mercado simultaneamente às estreias nas rádios.

Se antes as faixas estreavam nas programações das rádios para só depois serem disponibilizadas para venda, agora a ideia é permitir que os fãs possam comprá-las na mesma hora.

“Não existe mais o conceito de esperar para esta nova geração de fãs de música. É extremamente antiquado e fora da realidade imaginar que você consegue criar uma expectativa sobre uma música tocando-a antes nas rádios. Isso só ajuda a pirataria a crescer”, afirmou o executivo da Universal David Joseph, em entrevista ao jornal inglês The Guardian.

No esquema tradicional de singles, a música só chegava às lojas até seis semanas depois de entrar na programação das rádios. Esse esquema, entretanto, começou a ser repensado após a indústria observar o esquema de lançamento dos singles dos competidores do reality show X-Factor, que chegam às lojas simultaneamente às estreias nas rádios e sempre dominam as paradas musicais por no mínimo uma semana.

Aparentemente, a estratégia deu certo para a cantora Jessie J, que lançou seu single Do It Like a Dude simultaneamente à estreia nas rádios em dezembro de 2010. A música está no topo das paradas do Reino Unido e colocou a cantora em evidência mesmo sem o lançamento de seu álbum de estreia, que chega às lojas apenas em junho.


int(1)

Gravadoras tentam combater pirataria com novo esquema de lançamento de singles