Just Bella explora trauma de abuso sexual em seu novo single “Blame”

No Brasil, um estupro é registrado a cada 8 minutos, 85% das vítimas são mulheres. Em 70% dos casos, a vítima é criança ou vulnerável. Quase 84% dos estupradores são conhecidos das vítimas. É dentro dessa realidade da “cultura do estupro” no país que nesta sexta-feira, dia 17 de dezembro, Just Bella lança o single e vídeoclipe “Blame”. A composição autoral e autobiográfica carrega na letra a revolta de uma mulher que depois de sete anos consegue expor em música a dor, angústia, sentimento de culpa e, finalmente, de libertação após sofrer abuso sexual.

“Blame é  uma música de revolta e de mudança. Ela aborda um assunto extremamente delicado, mas tão frequente no dia a dia de tantas pessoas. A letra fala sobre a culpa, a dúvida e a auto responsabilização de uma situação em que o único lugar que eu e tantas pessoas ocupam é o de vítima”, comenta Just Bella. “Trago nessa música a necessidade de compreender que o peso desse ato não deveria estar nos nossos ombros e sim da pessoa que achou que poderia violar e destruir um corpo. Vítimas de abuso sexual normalmente acabam se culpando por terem sofrido uma violência. Se isolam e ficam na luta mental constante para continuarem vivas depois de tudo que acontece”, complementa.

Com produção musical de André Nine, beat de Biasi e lançado pelo selo Dog Music Lab, o single chega acompanhado de videoclipe dirigido pela produtora feminina AzBrunas. “Quando fomos convidadas para dirigir mais um clipe da Just Bella ficamos super honradas, ainda mais sabendo que era de uma música tão pessoal dela e que nós nos conectamos automaticamente com isso. O conceito do clipe é dividido em três partes. A primeira que é a Bella em um ambiente escuro, com umas cobras atrás no cenário, fazendo uma alusão a história da Medusa. Não queríamos deixar muito óbvio, mas queríamos que esse elemento existisse pois ele era o maior link entre a narrativa e a história da música”, comenta Bruna Torralba.

“No segundo cenário temos Bella se olhando no espelho e vendo no reflexo algo que a sociedade esperava que ela fosse. E assim contrastar a diferença entre o que ela é e como gostariam que ela se comportasse. Já no terceiro cenário, temos Just Bella sendo ela mesma, se entregando como artista e mostrando pra nós a atitude de alguém que sabe onde quer chegar. Sabemos o quanto Blame tem uma mensagem importante, então tivemos muito tato pra transformar essa história em uma revolução e não em algo sombrio”, complementa Bruna Ferrari.

“No clipe a gente traz a desvinculação de como  as pessoas querem que eu seja e como eu sou. Como isso me afeta. Fazemos referências à medusa, que foi estuprada e colocada como monstra depois de ser violentada. E foi assim que me senti por muito tempo e hoje tomo as rédeas da situação, da minha vida”, explica Bella.

O figurino ficou por conta da parceria com a Vans, que recentemente conheceu e apoiou o som de Just Bella com o concurso “Vans Musicians Wanted 2021”, em que ela ocupou o top 10. “Nós tinhamos essas peças da Vans em parceria e optamos por opções de tamanho que ficassem oversized na Bella. Complementamos no styling com acessórios levemente fetichistas mesclando um pop punk e o universo sk8r. A ideia principal era trazer ao máximo a personalidade da Bella e a atitude”, explica a stylist Helena Dib.

“A Vans fez parte da minha adolescência. Sempre foi minha marca preferida. E ter o apoio deles é realmente uma forma de eu me sentir vista e eu ser quem eu sempre fui. Na minha essência. Me permitir e ser reconhecida por quem faz parte disso também”, reflete Bella.


int(1)

Just Bella explora trauma de abuso sexual em seu novo single “Blame”

Sair da versão mobile