Foto por Rogério Assis

Com objetivo de reunir artistas para uma residência e imersão na Floresta Amazônica, o LabVerdesegue abre o edital “Labsonora” para artistas da Região Amazônica. Neste ano, o edital foi lançado em parceria com o  Festival Se Rasgum, de Belém, com a pretensão de ampliar as ações para novas experiências musicais.

> Siga o novo Instagram do Virgula! Clique e fique por dentro do melhor do Entretê!

O edital, que foi lançado no dia 22 de junho, é direcionado para músicos, instrumentistas, DJs, VJs, artistas sonoros, de slam e artistas visuais residentes nos nove estados que compõem a região da Amazônia Legal (Amapá, Acre, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Roraima, Rondônia e Tocantins). Para participar, é necessário desenvolver trabalhos autorais e que ter, pelo menos, cinco anos de experiência na área.

Com a proposta de estimular o desenvolvimento do pensamento crítico sobre natureza, arte e cultura, a residência tem foco na criação artística com debates construtivos e um time de especialistas, pesquisadores do Instituto de Pesquisas da Amazônia, que instigam a interpretação do ecossistema Amazônico, procurando apontar o papel da arte na conscientização socio-ambiental. A residência também inclui uma série de discussões, workshops, palestras e apresentações artísticas para aprofundar seu conhecimento sobre a diversidade sociobiológica da Amazônia.

As inscrições para o projeto podem ser feitas até o dia 17 de julho. Para isso, é necessário preencher a ficha de inscrição on-line no site do LabVerde, com uma minibio, release ou apresentação textual do trabalho, links de álbuns, EPs, faixas lançadas, vídeos de performance ao vivo ou portfólio para artistas visuais. No total, serão 10 selecionados.

A seleção dos artistas será realizada por uma comissão de profissionais e, após essa imersão, os participantes terão um mês para entregar um trabalho finalizado, sobre as questões discutidas durante a residência que serão disponibilizados tanto nas redes do Labverde como da Se Rasgum Produções.

O projeto tem patrocínio master da Natura Musical e da Oi, apoio cultural do Oi Futuro e LabSonica através da lei semear de incentivo à cultura via Governo do Estado do Pará e Fundação Cultural do Pará, apoio do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia e Embaixada da França no Brasil.

 


int(1)

Labsonora lança residência artística na Floresta Amazônica