Em Maio de 1981, Bob Marley morria num hospital de Miami. Foi velado em Kingston, com sua Gibson Les Paul, um pote de ganja (maconha) e uma Bíblia aberta no Salmo 23: “O Senhor é Meu Pastor e nada Me Faltará”. Vítima de câncer, o mundo perdeu um orfeu guerreiro, um pastor da rebelião, um dos maiores compositores do reggae e o maior responsável pela popularização do ritmo jamaicano.

Confira a biografia do cantor:

Dia 6 de fevereiro 1945, nasce Robert Nesta Marley, filho de Cedella Booker, uma garota negra de apenas 18 anos e do Capitão Norval Marley, um inglês branco de 50 anos de idade. Por volta da década de 50, Dona Celella e seu filho, Bob Marley, se mudam para Trench Town – cidade do Esgoto – assim chamada por ter sido construída sobre as valas que drenavam os esgotos.
Bob cresceu junto com outros meninos de rua, e fez uma grande amizade, Bunny. Juntos, começaram a tocar em latas e guitarras improvisadas. Nesta mesma época, começou a trabalhar em uma funilaria, mas a música sempre foi o grande objetivo de sua vida.

Bob resolveu seguir definitivamente o caminho da música quando uma fagulha da solda queimou o seu olho. Não foi grave, mas o fez largar o emprego e investir na música com Bunny. Os dois começaram a ter aulas com Joe Higgs, cantor que já possuia uma certa fama na ilha onde moravam.

Anos mais tarde, Bob foi descoberto por um empresário, que o levou à um estúdio, para gravar algumas músicas, uma delas foi ‘Judge Not’ que logo foi lançada. Decidiu que para alcançar o sucesso seria formar uma banda. Chamou então, Bunny e Peter, amigo que conheceu nas aulas de música, e juntos formaram ‘Wailing Wailers’. O grupo, formado por Bob, Bunny, Peter, Junior Braifhwaite e dois backing vocals, Beverly Kelso e Cherry Smith, lançou o primeiro single ‘Simmer Down’ no final de 1963 e meses depois era a música mais tocada na Jamaica.

Nessa mesma época, Dona Cedella, mãe de Bob, que havia se casado novamente e se mudado para Delaware, nos EUA, mandou uma passagem para ele começar uma nova vida na América.
Antes da ir para os EUA, em 10 de fevereiro de 1966, Marley se casou com Rita Anderson, os dois passaram apenas oito meses lá e Bob resolveu voltar para Jamaica. Chegando convidou Peter e Bunny para novamente formarem um grupo, desta vez chamado ‘The Wailers’.

‘The Wailers’ gravou músicas como ‘Soul Rebel’, ‘Duppy Conqueror’, ‘400 Years’ e ‘Samll Axe’. Em 1970, Aston Barrte e seu irmão Carlton também entram na banda, que era muito bem conhecida no Caribe, mas continuavam desconhecidos internacionalmente.

O primeiro álbum, ‘Catch A Fire’, foi lançado no verão de 1971, quando começaram uma turnê pela Inglaterra e Estados Unidos. Mas, Bunny, cansado dessa vida na estrada abandona o grupo e dá lugar à Joe Higgs, o velho professor dos caras.

No início de 75, Peter também segue para a carreira solo e a banda começou a ser conhecida como Bob Marley & The Wailers. Bunny e Peter foram substituídos pelo I-Threes, um trio feminino formado pela esposa de Bob, Rita.

‘Natty Dream’ foi lançado em fevereiro de 1975 e logo o single ‘No Woman, No Cry’ já estava nas paradas, o sucesso internacional foi crescendo cada vez mais. Bob Marley, em forma de agradecimento ao reconhecimento que a ilha Trench Town lhe deu, fez um show aberto ao público para enfatizar também a paz nas ruas da cidade, onde as gangues estavam causando confusões e mortes.

Nesse mesmo dia, logo após ao anúncio, atiradores invadiram a casa de Bob e o alvejaram, ele apenas foi ferido elevado até às montanhas. Pra desafiar aos agressores ele voltou e subiu ao palco para uma rápida apresentação. Logo após, deixou o país para viver em Londres, onde gravou seu próximo CD, ‘Exodus’.

‘Survival’ o nono álbum da banda, foi lançado em 1979, que incluia o ‘Zimbahwe’, single que fez o grupo ser convidado oficialmente pelo governo para tocar na cerimônia da indepêndencia da nação.’Uprising’, o álbum seguinte, foi lançado em maio de 80 e teve um sucesso imediato, com sua música ‘Could You Be Loved’.

Logo após uma turnê pela Europa, Bob feriu o dedo do pé jogando futebol, o que se tornou canceroso e começou a se espalhar pelo corpo todo. Em 11 de maio de 1981, Bob morre num hospital em Miami, aos 36 anos.

Sem mais artigos