Mike Ross/Reprodução/Goldmine Mag Abbey Road Studios EMI TG12345 MK IV

O console (ou mesa) de gravação usada pelo Pink Floyd para gravar no estúdio Abbey Road o clássico The Dark Side of the Moon irá a leilão no dia 27 de março pela casa Bonhams Knightsbridge, em Nova York.

O equipamento foi usado extensivamente entre 1971 e 1983 no estúdio dois de Abbey Road e foi usado pelo Pink Floyd para gravar seu icônico álbum. “Lançado contra um pano de fundo da Guerra do Vietnã, os recentes pousos na lua e uma saída da era do poder das flores, este álbum ecoou a consciência popular da época”, afirmou a revista Goldmine.

A publicação diz que o console Abbey Road EMI TG12345 MK IV foi dos dois únicos feitos por engenheiros da EMI, encomendado como uma atualização para o modelo MK II. Considerado como “o maior console já construído”, por Brian Gibson, autoridade mundial em consoles e ex-engenheiro de Abbey Road, o Pink Floyd utilizou a mesa com o produtor Alan Parsons para criar um álbum atemporal de dez faixas cheio de paisagens atmosféricas que exploraram a evolução da psicodelia, rock, jazz e blues-rock do grupo.

Outros nomes da história do pop e do rock que usaram a mesa são: Paul McCartney e Wings, George Harrison, Ringo Starr e Kate Bush. “O console está em pleno funcionamento e é acompanhado por uma carta de procedência de Ken Townsend, ex-gerente do Studio Abbey Road e uma cópia do álbum The Dark Side of the Moon (1973)”, completou a revista.

Que tal ficaria na sua casa? Quem se habilita?

Mesa usada para gravar 'The Dark Side of the Moon', do Pink Floyd, vai a leilão

Sem mais artigos
Sair da versão mobile