O encontro entre as bandas nacionais República, Dr. Sin e o guitarrista norte-americano Roy Z, nesta quinta-feira (19), abriu a segunda semana da edição 2013 do Rock in Rio. A apresentação dos dois grupos brasileiros com um internacional foi escalada para substituir a participação de Bullet For My Valentine, que cancelou o show por motivos pessoais., no palco Sunset. 

Com mais de 20 anos de carreira, a banda República é a mais tradicional do heavy metal nacional e conta com os músicos Luiz Fernando Vieira e Jorge Marinhas, nas guitarras, Marco Vieira, no baixo, Gabriel Triani, na bateria, e Leo Belling, nos vocais.
Antes de sua banda subir ao palco, Leu deu uma entrevista ao canal Multishow sobre a apresentação: “a preparação foi intensa. Foram dois ensaios gerais e já deu pra sentir o peso do som. Temos dois baixos, duas baterias em cena e ficou muito bacana”.

Sobre as divergências que permeia os fãs dos variados subgêneros do heavy metal, o cantor disse que “a importância está na música sem boa. O que interessa mesmo são as guitarras pesadas, as vozes potentes, se é black metal, death metal ou trash metal, o bom mesmo é ser o rock”.

O República apresentou algumas faixas apenas com seus integrantes no palco. Em seguida foi a vez de Roy Z, produtor e guitarrista, conhecido por trabalhos com nomes como por Bruce Dickinson (Iron Maiden), Rob Halford (Judas Priest) e Sebastian Bach (Skid Row), se juntar ao grupo. Juntos, eles apresentaram o novo single da banda brasileira, Change My Way, e a também inédita Point of no Return, gravada em parceria com o guitarrista norte-americano, que dá nome ao seu novo álbum, também lançado nesta quinta. 

O último convidado a entrar em cena foi grupo Dr. Sin, formado em 1991, que tem em sua formação Andria Busic (baixo e vocal), Ivan Busic (bateria e vocal) e Eduardo Ardanuy (guitarra). “Vocês querem esquentar?”, perguntou o vocalista antes da música Fire. A banda apresentou antigas canções como Emotional Catastrophe, além de  uma homenagem a Dio, vocalista que substituiu Ozzy Osbourne no Black Sabbath  e faleceu em 2010.

Após algumas faixas tocadas apenas pela banda, Roy Z e o República voltaram ao palco para apresentar a faixa El Diablo, outra inédita da percussora banda paulista. A escolhida encerrar o encontro triplo foi um cover de You Really Got Me Now, da banda Kinks, que fez sucesso com uma regravação de Van Halen.   

Sobre o Rock in Rio: 

O Rock in Rio 2013 acontece de 13 a 15 e de 19 a 22 de setembro, no Parque dos Atletas, Rio da Janeiro. Durante os sete dias de evento, vão passar pelos quatro palcos artistas como MetallicaBon JoviBruce Springsteen e Iron Maiden.

Considerado o maior evento de música e entretenimento do mundo, o Rock in Rio, tem um histórico de 12 edições realizadas no Brasil (1985, 1991, 2001 e 2011), Portugal (2004, 2006, 2008, 2010 e 2012) e Espanha (2008, 2010 e 2012). O festival reuniu 6.511.300 de espectadores e 968 artistas, distribuídos em mais de 980 horas de música, com transmissão para mais de 1 bilhão de telespectadores, em 200 países pela TV e pela internet.

O evento, que chega à 13ª edição, tem início na sexta-feira 13 de setembro de 2013 e segue pelos dias 14, 15, 19, 20, 21 e 22 de setembro de 2013, na Cidade do Rock, no Rio de Janeiro, (Parque dos Atletas – Av. Salvador Allende, s/n), uma área de 150 mil m2.


int(1)

Triplo encontro entre República, Dr. Sin e o guitarrista Roy Z abre 2ª semana do Rock in Rio