Cármelo de Los Santos por Íris Zanetti

Para exaltar o legado do compositor argentino Astor Piazzolla, a Orquestra Ouro Preto sobe ao palco com o espetáculo, “Piazzolla 101”, no dia 12 de junho, às 11h, no Sesc Palladium. Nesta manhã dedicada ao tango em Belo Horizonte, a formação mineira terá a participação mais que especial de Rufo Herrera e Cármelo de los Santos, dois artistas que representam a excelência em seus instrumentos, o bandoneón e o violino, respectivamente.

> Siga o novo Instagram do Virgula! Clique e fique por dentro do melhor do Entretê!

Astor Piazzolla revolucionou a música popular portenha, introduzindo no tango elementos da música erudita e de outras escolas, como jazz, e a fez ecoar pelo mundo, tornando-se um dos maiores compositores de todos os tempos. O concerto celebra o centenário de nascimento do compositor argentino, completado em 2021, mas que não pôde ser experienciado em toda sua grandeza por conta da pandemia de Covid-19.

O sentimento que envolve “Piazzolla 101” é de exaltação a uma obra singular, que nos transporta para terras portenhas, com canções carregadas de drama e romantismo, como “Suíte del Angel”, “Escualo”, “Tzigane Tango”, “Libertango”, entre outras. O repertório, porém, reserva novidades com a estreia de quatro peças.

Será um concerto especial, com obras sendo tocadas pela primeira vez pela Orquestra, encomendadas para o centenário de Piazzolla e que, devido a pandemia, só ganham a luz esse ano. Destaque para a participação final de Rufo Herrera, um patrimônio da música sul-americana”, afirma o maestro Rodrigo Toffolo.

O convite para abrilhantarem essa homenagem a Rufo Herrera e a Cármelo de los Santos não é ocasional. O primeiro, argentino radicado em Minas Gerais há quase 60 anos, é referência no bandoneón, mesmo instrumento no qual Piazzolla também demonstrava sua genialidade. Já o violinista Cármelo de los Santos se notabiliza desde muito jovem pelo virtuosismo ao violino e é hoje um dos mais requisitados solistas de importantes formações orquestrais ao redor do mundo.

Com toda a orquestra e dois solistas reunidos no palco, Piazzolla será celebrado à altura de sua contribuição para a música mundial. Garantia de um espetáculo marcado pela versatilidade e excelência, altas doses de romantismo e muito tango.


int(1)

Orquestra Ouro Preto reúne virtuoses para concerto em homenagem a Piazolla

Sair da versão mobile