A ópera vai encantar o público na noite desta terça-feira, 13 de maio, em Barra Mansa, na região Sul Fluminense, com uma apresentação gratuita e imperdível da Orquestra Sinfônica da cidade. A exibição será na Igreja Matriz de São Sebastião, tendo por convidado o solista carioca de carreira internacional Igor Vieira. O concerto, realizado com o apoio da prefeitura, foi batizado de “Uma Noite de Ópera” e acontece depois de um aclamado espetáculo da mesma Orquestra que tinha o rock como tema principal das peças musicais.

Este será o terceiro concerto da temporada oficial da Orquestra, sob a regência do maestro Helder Trefzger, com início às 20h e portas abertas para todos os residentes ou amantes da ópera que estejam de passagem pela cidade. O repertório foi criteriosamente escolhido para ser reconhecido pelo público em geral, de todos os gostos, contendo grandes clássicos da ópera que já se tornaram conhecidos em filmes, novelas e até propagandas comerciais. Entre elas, a ópera “Bodas de Fígaro”, de Mozart, “Carmen”, de Bizet, a “Canção do Pierrot”, da ópera “A Cidade Morta”, e a “Sétima Sinfonia”, de Beethoven.

Atração principal do concerto, o carioca Igor Vieira, solista convidado, fez sua estreia profissional aos 17 anos, interpretando Dancairo, de “Carmen”. Hoje o barítono premiado tem em seu currículo profissional 73 papéis diferentes em óperas. Já a regência está a cargo de Trafzger, maestro titular da Orquestra Filarmônica do Estado do Espírito Santo desde 1992, tendo já passado pela Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Sua formação teve início na Universidade de Brasília e terminou na Universidade Federal de Minas Gerais, com passagem pelo Conservatório de Moscou, através de uma bolsa de estudos.

Formada por cerca de 100 músicos, a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa é um dos principais conjuntos do Projeto Música nas Escolas, formada por monitores e alunos avançados de todas as escolas públicas municipais da cidade e considerado um dos mais importantes modelos de educação musical do país. O projeto possui diversos apoios e patrocínios, como do Ministério da Cultura, da Light e da Secretaria de Cultura do Estado do Rio, através da lei estadual de incentivo.

Além do aclamado projeto de educação, comprovam o sucesso e a qualidade da Orquestra de Barra Mansa vários concertos importantes, acompanhados de solistas e maestros consagrados internacionalmente. Desde 2009, a OSBM faz o concerto de abertura da Árvore de Natal da Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio, e já recebeu cantores como Milton Nascimento, Ivan Lins, Simone, Gal Costa, Frejat, Emílio Santiago, Elba Ramalho e bailarinos como Ana Botafogo e Carlinhos de Jesus.

Para fechar o primeiro semestre de 2014, já estão agendados os concertos intitulados “Imagens Campestres”, dia 10 junho, e “Ícones Nacionais”, dia 8 julho, ambos às 20h, também na Igreja Matriz.

Sem mais artigos