O ex-Beatle Paul McCartney e a atriz Elizabeth Taylor estão entre cinco artistas indicados na terça-feira como ganhadores do prêmio Kennedy, concedido pelo Kennedy Center em reconhecimento por sua contribuição para a vida cultural dos Estados Unidos.

O ator James Earl Jones, a bailarina e atriz Chita Rivera e o diretor artístico do Metropolitan Opera House, James Levine, foram os outros escolhidos para receber o prestigioso prêmio de artes nacional, em sua 25a edição anual.

James Johnson, o presidente do Kennedy Center, descreveu McCartney como “um dos compositores mais prolíficos e influentes de nossa era” e Elizabeth Taylor como “uma atriz de cinema luminosa que é ícone de Hollywood há quase 60 anos”.

Sobre os outros vencedores, Johnson comentou: “Estamos homenageando um ator cujo alcance e poder extraordinários fizeram dele uma instituição americana, um músico brilhante que há três décadas lidera uma das mais importantes companhias de ópera do mundo”.

Sobre Chita Rivera, famosa pelo papel de Anita em “West Side Story” (no cinema, “Amor, Sublime Amor”), Johnson disse que ela é uma estrela da maior magnitude do teatro musical.

Os cinco indicados foram escolhidos por um comitê de artistas que incluiu as atrizes Julie Andrews e Meryl Streep, entre outros grandes nomes de Hollywood.

Eles serão homenageados num evento de gala a ser realizado em 8 de dezembro, com a presença do presidente George W. Bush, da primeira-dama, Laura Bush, e de uma série de celebridades e artistas de todo o mundo.

A entrega oficial dos prêmios se dará na noite anterior, num jantar oferecido pelo Departamento de Estado.

Sem mais artigos