Mestre Lumumba

A organização social Ponto de Cultura Povos da Mata Atlântica, que completa 16 anos, promove nos dias 20, 21 e 22 de maio uma extensa programação cultural gratuita em Boqueirão Sul – Ilha Comprida, litoral sul de São Paulo. As atividades incluem música ao vivo com os DJ Rica e Evelyn Cristina, fandango caiçara, apresentação do coral indígena Guarani M’Bya, da aldeia Takuari-Ty, e uma oficina com o multiartista Mestre Lumumba. Toda a programação acontece na pousada Namastê Portal Eco Cultural Lagamar.

Um dos destaques da comemoração de aniversário do Ponto de Cultura Povos da Mata Atântica é a participação do mestre Lumumba, conselheiro da organização e um expoente do movimento negro no Brasil. No sábado (21), das 15h às 18h, e no domingo (22), das 9h às 18h, ele vai ministrar a oficina “Cantos étnicos + Construção e toques de tambores afro-ameríndios”. Pessoas interessadas em participar da oficina podem fazer inscrição gratuita pelo e-mail contato@povosdamataatlantica.org.br. É preciso informar nome completo, telefone, cidade, se pertence a comunidades indígenas ou tradicionais e se atua com projetos relacionados a conhecimentos afro-ameríndios. As vagas são limitadas.

Homenageado pelo Movimento Negro Unificado (MNU) devido a sua trajetória de luta contra o racismo, Benedito Luiz Amauro (Mestre Lumumba) é um dos detentores e mantenedores dos saberes tradicionais e ancestrais afro-ameríndios. Poeta, instrumentista, compositor e pesquisador, ele uniu sua bagagem ao ofício de fazedor de tambores e realiza oficinas para difundir, por meio de um processo educativo, os saberes envolvidos na construção e toque de instrumentos percussivos e da vivência dos ritmos e cantos conectados ao universo da cultura afro-ameríndia.

Na sexta-feira, às 20h, a Namastê recebe o DJ Rica Almeida. No sábado, às 14h, será a vez da apresentação do coral M’Borai Nhembojera, da etnia Guarani M’Bya – Tekoa Takuari-Ty. Às 18h, entra em cena o fandango caiçara. Mais tarde, às 22h, também na pousada Namastê, o aniversário terá música ao vivo com a DJ Evelyn Cristina.

Programação

20 de maio – 20h: DJ Rica Almeida
21 de maio – 14h: Coral M’Borai Nhembojera
21 de maio – 18h: Fandango Caiçara
21 de maio – 22h: DJ Evelyn Cristina
21 e 22 de maio – Oficina “Cantos étnicos + Construção e toques de tambores afro-ameríndios”, com Mestre Lumumba

Ponto de Cultura Povos da Mata Atlântica comemora 16 anos com evento gratuito

Sem mais artigos
Sair da versão mobile