Rádio online ganha cada vez mais espaço entre brasileiros, diz estudo

Mesmo com mais de 100 anos de história, o rádio segue moderno. Isso ocorre porque o meio sabe se adaptar às mudanças de mercado para continuar relevante para o ouvinte. Prova disso é que 28% dos brasileiros afirmam que poder escutar rádio online mudou o jeito de consumi-lo. Essa possibilidade, inclusive, fez com que o consumo do meio nesse formato crescesse 186% entre 2019 e 2021.

Os dados são do material “Rádio online: O som do novo”, preparado pela Kantar IBOPE Media – divisão da Kantar especializada em pesquisa de mídia. Trata-se da edição de abril do Data Stories, conteúdo temático lançado mensalmente pela empresa. O documento foi elaborado com ajuda de informações coletadas pelos estudos Target Group Index e TG.Net.

Pontos de contato

As várias formas de consumo oferecidas ao longo do tempo permitem que o rádio alcance uma grande quantidade de ouvintes. Tanto é que, hoje, 46% dos brasileiros ouvem o meio via dial e 12% optam pela versão digital. Enquanto isso, 51% usam alguma, ou as duas, modalidades.

É importante destacar, no entanto, que o áudio online não se resume às rádios. Os podcasts são uma alternativa que vem crescendo e complementando esse consumo digital. Atualmente, 28% dos ouvintes de rádio já aderiram ao formato. Entre os gêneros favoritos dos brasileiros, estão comédia e entretenimento (63%), notícias e política (51%) e negócios e finanças (44%).

Para a Kantar, a preferência por esses temas faz com que haja espaço tanto para canais exclusivos como para veículos de imprensa, o que inclui as tradicionais emissoras de rádio.

Perfil consumidor

Na hora de consumir rádio online, os brasileiros preferem utilizar smartphones ou tablets (57%). Mas também há espaço para desktops e notebooks (35%) e outros aparelhos (14%).

Em relação ao perfil, os ouvintes de rádio digital se destacam principalmente pela proximidade com a tecnologia. 71% dizem que gostam de se manter atualizados com os desenvolvimentos tech (contra 64% da média de ouvintes no dial) e 59% acreditam que comprar online torna a vida mais fácil (48% dos ouvintes no dial).

Descubra quais foram primeiros nomes de bandas consagradas

Fifth Harmony U2 Radiohead Spice Girls Coldplay The Cure Legião Urbana Red Hot Chili Peppers The Beatles Daft Punk New Kids on The Block Maroon 5 Pink Floyd Deriva de uma banda de Cambridge, formada em 1964 e que teve vários nomes: Sigma 6, The Meggadeaths, Tea Set e The Abdabs, The Screaming Abdabs e The Architectural Abdabs. Créditos: Divulgação

Rádio online ganha cada vez mais espaço entre brasileiros, diz estudo

Sem mais artigos