DJs de todo mundo estão de luto. Frankie Knuckles, 59 anos, o Godfather da House Music, teve sua morte anunciada nesta terça-feira (01). Sua música, seu sorriso e sua garra, no entanto, nunca serão esquecidos. O Virgula Música levantou dez lições do mestre que vão ficar pra sempre e que podem servir de mantra para qualquer DJ: 

1. Não desista

Frankie Knuckles tinha tanta paixão pela música que, mesmo tendo um dos pés amputado, ele continuou tocando. Sua úlltima apresentação ocorreu dois dias antes de morrer.

2. Seja ousado

Como residente do clube Warehouse, em Chigago, o DJ foi um dos pilares da transformação da disco music na música eletrônica que conhecemos hoje.

3. Não tenha preconceito

Na Warehouse, negros, gays e latinos se expressavam na pista de dança. Era um espaço democrático em que diferanças de todo o tipo eram apagadas em nome da música. 

4. Inove

Já nos anos 80, Knuckles antecipou timbres e climas do techno. Suas produções relacionavam a tradição da música negra americana, soul, blues, com a máquinas de batidas e sintetizadores.

5. Declare seu amor

Your Love foi uma das músicas mais lembradas do mestre, nas menções de despedidas que recebeu nas redes sociais, tanto de DJs consagrados como de diletantes.

6. Sorria

Nas fotos, ele estava sempre sorrindo. Segundo pessoas que conviveram com ele, o DJ também era muito amável na vida pessoal 

7. Inove de novo

Já nos anos 90, Whistle Song, de 91, estabeleceu novos parâmetros de timbres. Era um prenúncio da tech-house, gênero mais comum nas pistas de hoje. 

8. Seja sofisticado pela simplicidade

Sampleada por Bob Sinclair, Whistle Song virou Give a Lil’ Love. Mais uma prova de que a música de Knuckles sempre foi uma porta de entrada para qualquer um no universo da eletrônica

9. Não fique estagnado

O som de Knuckles sempre foi mudando, ele se recusou a ser um cosplay de si mesmo, tentando recriar a house dos anos 70 e 80.


10. Passe uma mensagem positiva

Suas músicas sempre tinham algo capaz de tocar o coração dos ouvintes.

Sem mais artigos