unnamed

(Foto: divulgação) Rolling Stones em Cuba

“Fiquei sabendo que até ano passado era difícil encontrar a nossa música em Cuba. E, agora estamos tocando aqui para vocês. Os tempos estão mudando, não é?”, celebra Mick Jagger durante o show dos Rolling Stones em Havana, para mais de um milhão de pessoas. O concerto histórico foi gravado em 25 de março de 2016 e está registrado no filme Havana Moon – The Rolling Stones Live in Cuba, que estreia dia 8 de outubro nos cinemas brasileiros.

Com direção de Paul Dugdale, o show/documentário mostra uma das maiores bandas de rock and roll pela primeira vez no país do ex-presidente Fidel Castro, um dos lugares de menor liberdade de imprensa e cultural do mundo. “Foi difícil convencer o governo cubano a realizar o show. Eles ficaram muito tempo em dúvida até permitirem”, conta Jagger no filme. “A estrutura e todos os equipamentos tiveram que chegar ao país através de navio, e para entrar em terras cubanas tudo era minimamente fiscalizado”, revela o vocalista.

Dos dias que passaram em Havana, Mick relembra um grupo musical cubano que viu tocando na rua: “Eles eram incríveis. Era apenas percussão e voz”. De repente, Chalie Watts, o baterista, interrompe a fala do companheiro e brinca: “É assim que a música deveria ser”, e caem na risada. Charlie também diz que ficou impressionado com os carros antigos que circulam pelas ruas da cidade e os prédios judiados pelo tempo: “É incrível como eles ainda permanecem de pé”.

No palco é possível rever aquele ‘showzaço’ dos Stones que tanto conhecemos, com os hits universais Jumpin’ Jack Flash, It’s Only Rock ‘N’ RollAngieGimme Shelter, Sympathy For The Devil, Brown Sugar, Satisfaction e muitos outros. A performance é praticamente igual a que os brasileiros presenciaram nos shows em fevereiro, somada à emoção indescritível dos cubamos ao verem ídolos de perto pela primeira vez. Na hora de apresentar a banda, Jagger brinca: “Este é o nosso baterista Charlie Che Watts”, fazendo referência ao ícone socialista Che Guevara, e comprovando que, ao realizar a piada, os tempos estão mudando.

Além de ser exibido nos cinemas, Havana Moon chegará às lojas em 11 de novembro nos formatos DVD, CD, Blu-ray e LP.

Capa de Havana Moon:

cover-art

Aproveite e relembre em fotos o showzão que os Stones fizeram este ano em SP:

Sem mais artigos