Bixiga 70

Bixiga 70

A big band  Bixiga 70, expoente da nova cena instrumental paulistana, lança seu terceiro álbum, Bixiga 70 (2015), no Sesc Pompeia, nesta quinta (16) e sexta.

No disco, eles trazem referências presentes nos outros dois discos, como pontos de candomblé, música malinké, do oeste africano, hip hop, funk latino, cena black do Rio, nos anos 70 e música de rua dos carnavais brasileiros. A primeira viagem do grupo ao continente africano, ao Marrocos, no entanto, foi uma influência marcante para o novo trabalho.

“A música africana é influência básica a toda nossa música, antes mesmo de montarmos a banda. Então, pisar em solo africano, sem dúvida, foi de um impacto muito grande em todos nós”, afirma o trompetista Gralha. “Tivemos alguns dias livres e um pessoal de lá acabou armando um workshop com a gente, curiosos de saber mais sobre nossa música. A sorte foi nossa amiga e músicos de alto calibre apareceram nessa oficina. A troca foi absurda. Não sabemos ao certo quanto a eles, mas pra gente, o aprendizado foi imenso com esse encontro inesquecível”, completa.

Em menos de cinco anos na estrada, a banda contabiliza três turnês europeias e uma aos Estados Unidos e já está engatilhando mais algumas trips a trabalho.  “As viagens têm sido de grande importância pro amadurecimento do grupo como um todo, pela vivência coletiva e troca de experiências, artísticas ou não, com outras culturas, afirma.

O trompetista, que elege Saulo Duarte e A Unidade do Som e Nômade Orquestra como sons que todos deveriam conhecer, exalta o momento que da música brasileira. “Temos muito orgulho de fazer parte desse cena atual e enxergamos a própria São Paulo como sendo a rampa pra alcançar o mundo”, defende.

O  novo disco foi produzido coletivamente pelos músicos do Bixiga no estúdio deles, o Traquitana, mixado pelo boss Victor Rice e masterizado pelo produtor francês Grant Phabao, do coletivo Paris DJs.

Todas essas viagens, sonoras e filosóficas, devem se materializar na pista do Choperia do Pompeia. Senhores passageiros, tomem seus lugares.

SERVIÇO

Sesc Pompeia recebe lançamento do terceiro disco do Bixiga 70
Dias 16 e 17 de abril. Quinta e sexta-feira, às 21h30.
Choperia
Ingressos: R$ 9,00 (credencial plena/trabalhador no comércio e serviços matriculado no Sesc e dependentes), R$ 15,00 (credenciado/usuário inscrito no Sesc e dependentes, +60 anos, estudantes e professores da rede pública de ensino) e R 30,00 (inteira).
Venda online a partir de 07 de abril, terça-feira, às 17h30.
Venda presencial nas unidades do Sesc SP a partir de 08 de abril, quarta-feira, 17h30.
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 18 anos.
SESC Pompeia. Rua Clélia, 93.
Não há estacionamento. Para informações sobre outras programações, acesse o portal sescsp.org.br/pompeia

Sem mais artigos