Tenda Xperience celebra a música independente esta semana em Curitiba

Para celebrar os 10 anos de atividades do Programa Tenda, acontece em Curitiba no dia 26 de junho (domingo), a primeira edição do festival Tenda Xperience, que reúne três emergentes nomes do cenário local: Bad BeBopMacumbazilla e Corram Para As Colinas.

> Siga o novo Instagram do Virgula! Clique e fique por dentro do melhor do Entretê!

As apresentações acontecem no Tork’n Roll (Av. Mal. Floriano Peixoto, 1695 – Rebouças), um dos maiores e mais conceituados espaços para shows da cidade.

Os ingressos para o Tenta Xperience custam a partir de apenas dez reais, mediante doação de um quilo de alimento não perecível. A organização do evento também estimula que os espectadores façam doação voluntária de agasalhos para ações sociais.

Programa Tenda é um importante veículo de incentivo à cultura da música independente. Sediado em Curitiba e gravado no Studio Tenda, o programa capta sons, sonhos e esperanças, no intuito de alavancar o reconhecimento de bandas da cidade e outras localidades.

Um acervo de valor inestimável para a música independente, o Programa Tenda, do Studio Tenda, conta com mais de 430 bandas gravadas, de diferentes estilos musicais. A grande repercussão no meio musical atingiu outros estados e países, proporcionando o contato com diversas vertentes da música independente, moldando significativamente os caminhos trilhados por este valoroso projeto. O canal do YouTube do Studio Tenda conta com mais de seis mil inscritos e mais de um milhão de visualizações.

O guitarrista da banda Bad BeBop, Henrique Bertol, frisa a importância do Programa Tenda para a música independente: “O Studio Tenda é uma instituição do Rock brasileiro, eles fornecem uma plataforma de visibilidade para a cena de Rock autoral que não tem paralelo! É até difícil mensurar em palavras o que a Lyrian e o Mario fazem por todos nós, colocando toda semana uma banda nova no canal deles. As gravações são de um cuidado e qualidade irrepreensíveis. Qualquer cena musical para funcionar de verdade e ter impacto cultural tem que ser multifacetada e ter gente dedicada em diferentes áreas: tem os promoters, os jornalistas, os comunicadores, os músicos, os fãs, etc. Sinto que o Studio Tenda se colocou para ser o que o nome deles sugere, um palco, um abrigo para todos nós. É uma honra imensurável tocar nesse primeiro evento que comemora o aniversário de 10 anos do programa”.

O baixista da Corram Para As Colinas, Gustavo Slomp, corrobora: “A importância [do Tenda] é enorme! O formato do programa, a qualidade de áudio e vídeo e o alcance, tanto na audiência quanto no número de bandas que participaram (e continuam) trazem uma grande força pra cena independente”.

Por fim, Andre Nisgoski, frontman do Macumbazilla, reforça: “O Studio Tenda é reserva moral na história da cena curitibana. Poucas pessoas se dedicaram em fazer uma captura audiovisual das bandas dessa cidade. Quem já teve a chance de colocar os pés no set do Tenda sabe que eles trabalham com coração mesmo! A boa vontade e a competência que tratam o assunto é louvável. Se tivéssemos mais iniciativas como essas, provavelmente teríamos uma cena independente muito mais fortalecida e preparada. Lyrian e Mário são dois representantes da verdadeira classe artística”.

O projeto

Os idealizadores são Mario Oliveira e Lyrian Oliveira. Baterista desde 1986, Mario atua também como produtor musical, operador de som, câmera e editor de vídeos. Em seu currículo, constam trabalhos com nomes importantes da história da música independente, como Cavaleiros do Apocalipse, Gypsy Dream,  Amebas Ululantes, Mestre Dalma, Sk8Bar, entre tantas outras.

Diretora do Programa Tenda, Lyrian Oliveira é também fotógrafa  profissional, iluminadora, editora de vídeo e locutora. Iniciou a carreira como fotógrafa incentivada pela pianista e compositora Luna Remer e pelo tenor Ivo Lessa. Seu primeiro trabalho foi com a pianista Eudóxia de Barros, grande nome nacional. Também realizou exposições fotográficas do Maestro Alceo Bocchino no Teatro Guaíra e outras localidades. Iniciou a jornada com o Studio Tenda, em Curitiba (PR), em 2011, atuando como diretora, editora, operadora de câmera, cinegrafista, iluminadora e fotógrafa.

A arte do cartaz feita para este evento histórico é uma criação do conceituado artista Victor Oliveira, que trabalha em diversas áreas, inclusive criando artes para bandas.

O patrocínio é da Cervejaria Anbier, é uma empresa moderna fundada em 2018 que investe em pesquisa, em matérias-primas selecionadas, em tecnologia e, principalmente, no talento de grandes mestres-cervejeiros para produzir as melhores cervejas do sul do Brasil. Da suavidade da Pilsen ao corpo e amargor das IPAs, a Anbier mantém seus altos padrões de qualidade da produção ao atendimento e à distribuição. Com mais de 350 pontos de venda no Brasil, os rótulos conquistam cada dia mais espaço nas chopeiras do país.

SERVIÇO

Tenda Xperience – 1ª edição
Atrações: 
Bad Bepop, Macumbazilla, Corram para as Colinas
Data:
  26 de junho de 2022 (domingo)
Local: Tork’n Roll
Endereço: Av. Marechal Floriano Peixoto, 1695 – Rebouças
Horários: 17h (abertura da casa), 18h (shows)

Ingresso: R$ 20 (inteira) / R$ 10 (doando 1kg de alimento não perecível)
* Faça doação voluntária de agasalhos.
Vendahttps://www.torknroll.com.br/events/tenda-xperience

Patrocínio: Cervejaria Anbier / @anbierchopp

Tenda Xperience celebra a música independente esta semana em Curitiba

Sem mais artigos