A premiação da MTV européia deste ano aconteceu em Lisboa, capital portuguesa e não teve grandes surpresas. As bandas Coldplay e Gorillaz que estavam entre os principais candidatos (com 5 indicações cada uma) foram os protagonistas da festa juntamente com o Green Day.

Os britânicos do Coldplay, uma das bandas favoritas, levaram o prêmio de Melhor Canção, por “Speed of Sound”, e o de Melhor Artista Inglês e Irlandês, já os americanos do Green Day sairam com os prêmios de Melhor Artista de Rock e Melhor Álbum com “American Idiot”.

O Gorillaz, de Damon Albarn (vocalista do Blur) que fez uma apresentação virtual durante a festa, aparecendo no palco e inclusive interagindo com a platéia graças a uma espécie de holograma, acabou levando só um prêmio dos cinco que estava concorrendo, o de Melhor Grupo.

Shakira, que competia com Missy Elliot, Mariah Carey, Gwen Stefani e Alicia Keys, saiu como Melhor Artista Feminina, porém, perdeu para o grupo americano Black Eyed Peas na categoria Melhor Artista Pop.

Quem levou o prêmio de Melhor Artista Masculino foi Robbie Williams que o recebeu minutos após cantar “Tripping”, pertencente a seu último disco “Intensive Care”.

Entre as atuações, a cantora Madonna roubou a cena com a exclusiva primeira
atuação ao vivo de sua música “Hung up”, que faz parte de seu ainda
inédito novo álbum “Confessions on a dance floor”.

Os telespectadores escolheram ainda Snoop Dogg como Melhor Artista de Hip-hop e o System of a Down como Melhor Grupo Alternativo. Além disso, o prêmio de Melhor Artista de Rhythm & Blues foi para Alicia Keys, o de Melhor Videoclipe foi para Galvanise, do Chemical Brothers, e o Melhor Artista Revelação foi para as mãos do britânico James Blunt.

A cerimônia também teve sua parte humanitária com a entrega do prêmio Free Your Mind, que foi para a organização do Live Aid 2005, que trabalha para melhorar a vida no Terceiro Mundo. A distinção foi entregue ao seu criador, o músico irlandês Bob Geldof.

Sem mais artigos