Vertigem Tropical lança novo single

Com exclusividade ao Virgula, a banda Vertigem Tropical falou um pouco mais sobre o novo single “O Prisioneiro das Palavras”.

PUBLICIDADE

Formada por Caique Lorente (Baixo), Lucas De León (Guitarra), Lucas Troiano (Bateria) e Vini Cabra (Voz e Guitarra), a Vertigem Tropical é uma banda de indie rock. O grupo se prepara para o lançamento de seu primeiro álbum, “Todas as Reticências” que estará disponível no dia 14 de maio. Após o lançamento dos clipes “Despertar” e “Arapuca” a banda chega com o novo clipe “O Prisioneiro das Palavras”.

PUBLICIDADE

Na nova faixa, Vertigem Tropical reflete sobre a autocensura e a ansiedade que estão presentes quando desejamos ter as coisas completamente sob controle, além da angústia que isso pode causar quando deixamos que nos domine. Com uma mistura de rock com baião, a Vertigem Tropical dá um gosto de como será o novo álbum.

Com direção de Fabrício G.M, o clipe narra a perseguição entre dois homens e tem como inspiração desde Augustinho Carrara até os filmes clássicos dos anos 80. Abaixo, Vini Cabra contou mais detalhes de como foi a produção do single e do clipe:

PUBLICIDADE

Daniela de Jesus: A faixa conta com uma mistura de diferentes ritmos e eu gostaria de saber como foi criar “O Prisioneiro das Palavras” e juntar todas as referências.

Vini Cabra: Acho que foi o som mais difícil de fazer, tivemos muitas discussões, e ela quase foi descartada. Queríamos uma música que representasse melhor os nossos objetivos – na época estávamos muito atentos à Queens of the Stone Age e Alceu Valença. Mesmo que estivéssemos querendo algo novo, não sabíamos como definir esses objetivos. De todo modo, ficamos orgulhosos com o resultado final. Pode ser uma base para onde iremos.

D: Falando em referências, quais foram as principais para produzir o single?

V: Arctic Monkeys, Os Mutantes, Gilberto Gil e Alceu Valença foram artistas que tomamos como base para compor os arranjos.

D: Como surgiu a ideia do clipe?

V: O Caique (baixista) queria um clipe que fosse mais dinâmico. A princípio, ele só tinha a ideia de cenas de perseguição típicas de filmes de ação. Então, a partir disso, nós e a equipe do clipe, trouxemos outros valores ligados à letra. Um clipe que narra uma perseguição é perfeito para falar sobre paranoias e ansiedade. Acho legal também, que o figurino de um dos personagens é bem “tropical” e foi baseado em produções brasileiras como Cine Holliúdy, ou no personagem Agostinha Carrara.

D: Uma das inspirações da letra foi tratar de como queremos estar no controle das coisas, o que completa o momento que estamos vivendo em que não temos muito controle de tudo que acontece. Como vocês lidam com isso? E o que tentam fazer quando as coisas fogem do controle?

V: Isso é bem diferente pra cada um, mas na relação profissional, gerou muitas brigas no início da quarentena. Acho que a falta de ensaios da banda teve um enorme impacto nisso. Por outro lado, mesmo com tudo que vem acontecendo de pior, a pandemia nos esclareceu o quanto nos gostamos – ficou mais perceptível nossa amizade para além da música. Eu e Lucas sofremos bastante com ansiedade e acho que nos últimos meses a tendência a uma piora desse estado é compreensível, mas até que estamos lhe dando bem na tentativa de não deixar os pensamentos nos bloquear.


int(1)

Vertigem Tropical reflete sobre ansiedade no single “O Prisioneiro das Palavras”