Mesmo que você não tenha ideia e quem era o Joy Division, a gente tem certeza de que você conhece essa imagem;

A capa de 'Unknown Pleasures', do Joy Division

E agora o significado original da imagem que está na capa do álbum Unknown Pleasures, de 1979, foi descoberto — e é tema de um artigo científico.

A imagem, que parece ser o perfil de picos de montanhas, tem origem na natureza, sim. Só que uma natureza um pouquinho mais distante da gente: a imagem é uma visualização monocromática das ondas eletromagnéticas emitidas por uma estrela enquanto ela morria.

Poético, né?

Peter Saville, designer responsável pela capa do disco, encontrou essa imagem na Enciclopédia de Astronomia de Cambridge. Quem finalmente descobriu o que ela significava foi Jen Christiansen, da revista Scientific American. Ele também descobriu que a imagem foi feita por Harold D Craft Jr, em 1970, na época um estudante de PhD da Universidade de Cornell, para a sua tese.

Em entrevista para a revista, ele contou que ficou surpreso ao ver a sua imagem na capa do álbum da banda inglesa. “Eu fui a uma loja de disco e lá estava ela. Então eu comprei o álbum e um pôster também, por nenhuma razão em particular além de que era a minha imagem e eu deveria ter uma cópia dela”.

Imagina a grana que esse cara não perdeu em direitos autorais, eim?

 

Sem mais artigos