O câncer de mama é silencioso e fatal entre as mulheres. Muitas sequer conhecem o exame de toque sugerido por médicos como forma de prevenção, fundamental para identificar algum nódulo estranho nas mamas. Você saberia dar cor e forma a este tipo de câncer? Poucos saberiam, na verdade. A campanha “Know Your Lemons”, ou “Conheça os seus limões”, quer mudar isso. Em fotos, diversas frutas com marcas e lesões diversas apontam alguns dos sintomas e características mais comuns da doença.

Entre eles, estão secreção sanguinolenta mamilar, mamilo invertido, relevo ao redor da auréola, veias saltadas, vermelhidão, mamilos doloridos, alteração do formato ou tamanho da mama e outros.

O nódulo, portanto, não é apenas um “carocinho” que se sente no primeiro exame de toque. Ele se manifesta de muitas formas, o que pode facilitar a detecção do câncer de mama em seu estágio inicial. Corrine Ellsworth, fundadora da World Wide Breast Cancer, encontrou nessa lacuna uma poderosa forma de prevenção da doença. A organização oferece imagens e gráficos com informações valiosas sobre sintomas, sinais, melhor período para o exame de toque e outras dicas que melhoram a compreensão e comunicação de mulheres sobre o próprio corpo.

A inspiração de Corrine surgiu, na verdade, como uma tentativa de se proteger da doença, já que a designer perdeu duas avós para o câncer de mama. Quanto mais ela pesquisava, mais dúvidas tinha. “O que estou procurando? O que estou sentindo no auto-exame? Quando devo fazer uma mamografia? Estou no grupo de risco? Nenhum site ou gráfico continha essas respostas de forma simples e intuitiva, fácil de entender. Pensei que, como designer, poderia mudar isso e criar uma campanha de conscientização interessante e informativa”, explica a profissional.

O projeto começou começou em 2002 e já foi replicado em mais de 70 países, em 16 idiomas diferentes. “Nosso objetivo é transformar, positivamente,  a imagem do câncer de mama. Um limão de cada vez, claro”, diz Corrine.

Em caso de dúvidas ou sintomas, procure seu médico com urgência.

Sem mais artigos