Sintomas da doença de Parkinson começam antes mesmo dos tremores

Você ainda pode não saber disso, mas a doença de Parkinson se inicia muito antes dos tremores, o seu sintoma mais clássico. Sintomas denominados não-motores costumam se manifestar anos antes dos sinais clássicos.

 

 

De acordo com o neurologista Gustavo Franklin, a doença de Parkinson “pode começar apresentando apenas uma constipação intestinal, o famoso intestino preso, ou apenas um distúrbio do sono. Estes podem ser os únicos sinais por anos de muitos pacientes”, explica o médico.

 

Estudo recente de pesquisadores norte-americanos mostrou que cerca de 70% das pessoas que têm distúrbios do sono, principalmente os associados à fase REM, têm mais chances de desenvolverem doenças neurodegenerativas, entre elas Parkinson.

 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a doença de Parkinson atinge hoje cerca de 1% da população do planeta com mais de 65 anos. Especialistas afirmam que por se tratar de uma doença progressiva, quanto mais cedo ela for diagnosticada, mais eficaz é o tratamento para proporcionar uma qualidade de vida melhor ao paciente.

Stripper decide se manter na ativa após diagnóstico de Doença de Parkinson

Anthony Catanzaro descobriu a doença aos 44 anos e chegou a pausar a carreira como consequência. Ele voltou a ser stripper graças a mudanças no estilo de vida e idas controladas ao médico Créditos: Reprodução / Instagram

int(1)

Doença de Parkinson começa muito antes do sintoma mais clássico

Sair da versão mobile