Pandemia e estresse aumentam casos de doenças de pele

O cuidado com a pele é essencial a qualquer hora do dia e em qualquer estação do ano. Mas no inverno, principalmente devido às temperaturas mais baixas, é imprescindível olhar com carinho para ela.

Somado ao inverno, vem a questão ainda do isolamento social, que pode causar ainda mais estresse no cotidiano. De acordo com especialistas, as doenças de pele aumentaram significativamente na pandemia.

A piora de quadros cutâneos vai desde queda de cabelo até doenças mais graves conhecidas como psicodermatoses. Segundo estudos, as questões psicológicas durante a pandemia aumentaram 90% e os casos de estresse e ansiedade mais que dobrou.

“O estresse vivido por este momento aumenta a inflamação e a liberação de uma série de hormônios (como o cortisol, adrenalina e derivados) que interferem em receptores e neurotransmissores em diversas regiões do corpo”, explica a doutora Adriana Vilarinho.

“A pele é, não apenas um canal imediato de situações de estresse, como um alvo para algumas respostas ao estresse”, continua a dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Academia Americana de Dermatologia (AAD).

Para tratar e prevenir, a médica lembra que é “importante manter uma rotina de cuidados específicos para cada tipo de pele, respeitando a sazonalidade (o inverno requer mais cuidados, e evitar água quente) e a individualidade do paciente”.

Atividades que promovem bem-estar e saúde, como a prática de exercícios físicos, meditações e técnicas respiratórias, também são grandes aliados para minimizar os efeitos do estresse.

Mulheres debatem "pele perfeita" em ensaio que celebra a acne

Mulheres debatem "pele perfeita" em ensaio que celebra a acne Créditos: Reprodução

int(1)

Doenças de pele aumentam pelo estresse na pandemia; saiba como evitar

Sair da versão mobile