De acordo com o Guia Alimentar da População Brasileira, os alimentos in natura, como as frutas, são sempre as melhores opções

As prateleiras estão cheias de opções de tira gosto para o meio da tarde, com saquinhos recheados de opções, tabletes de chocolate ou de cereais. Geralmente, os ultraprocessados são o alvo nos supermercados, mas eles podem possuir alto teor de sódio, açúcar e até corantes prejudiciais à saúde, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Porém, existe diferenças entre esse tipo de produto. E quem conta isso para o consumidor é o rótulo.

De acordo com o Guia Alimentar da População Brasileira, os alimentos in natura, como as frutas, são sempre as melhores opções. O problema que nem sempre elas estão à mão, além de possuírem uma data de validade muito menor.

“Entre os processados, que podem passar dias na bolsa, o consumidor deve procurar opções menos nocivas à saúde para um lanche rápido no dia. Atualmente, o mercado de alimentos possui uma grande variedade de barras com diferentes composições nutricionais e ingredientes”, explicam os nutricionistas da Cuida Bem .

Entre as mais populares estão as barras de nuts e as barras de cereais, que apesar de serem constantemente confundidas na hora da compra, possuem características muito diferentes. É preciso ler o rótulo para diferenciar uma da outra. que não possuem em sua composição ingredientes como açúcares refinados, gorduras trans, corantes, excesso de sódio e calorias, como por exemplo os produtos da Cuida Bem. “As barras da marca são adoçadas com maltitol, por exemplo, tendo zero adição de açúcares, além de serem veganas”.

As normas sobre rotulagem devem impulsionar ainda mais a tendência da leitura das informações do produto. A Instrução Normativa 75/2020 e a Resolução da Diretoria Colegiada 429/2020, aprovadas pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) em outubro de 2020, prevê que produtos processados com altos teores de açúcares, sódio e gorduras saturadas estampem um alerta nutricional na parte frontal da embalagem.

“Na era da informação e das pessoas que buscam por qualidade de vida e mudanças nos hábitos, o público se tornou mais criterioso e o mercado está cada vez mais preocupado em atender essas demandas”, alertam. “Por isso, um snack pode sim ser um parceiro diário do consumidor, desde que nos atentemos aos ingredientes que estão presentes no rótulo”.

Atenção

A composição de uma dieta diversificada, equilibrada e saudável, varia de acordo com as características individuais de cada pessoa. É recomendado visitar um profissional especializado, como um nutricionista, para ajudar na construção de uma dieta ideal com todos os nutrientes que seu corpo precisa.


int(1)

Ler rótulo pode afastar consumidor de ciladas, alertam nutricionistas

Sair da versão mobile