Nutricionista americana ensina a converter a quantidade de gramas de açúcar em número de colheres. Resultado assusta Foto: Divulgação

O açúcar que ingerimos é uma preocupação constante no dia a dia e bastante válida, afinal, é preciso pensar na saúde. Mas como saber a quantidade exata que estamos consumindo? Andy Belatti, nutricionista americana, criou um jeito simples de fazer esse cálculo.

A ideia é pegar a quantidade de gramas de açúcar em alimentos como picolés, lanches, refrigerantes e doces e dividir por quatro. O resultado é o número de colheres de açúcar que estamos colocando para dentro do organismo.

Para entender melhor, imagine que você está tomando uma lata de refrigerante de cola, que contém 36 gramas de açúcar. Dividindo por quatro, você está ingerindo 9 colheres de açúcar em uma só tacada.

Achou muito? Pois  faltou uma informação importante. O limite diário recomendado pela OMS é de 40 gramas, ou 10 colheres. Ou seja, com uma latinha de refrigerante, praticamente acabamos com a nossa cota do dia. O cálculo vai fazer muita gente refletir e repensar sobre suas escolhas.

Uma latinha de refrigerante contém 9 colheres de açúcar. Limite diário é de 10 colheres Foto: Divulgação

Ensaio sobre o açúcar presente nos alimentos

O fotógrafo do projeto SinAzucar posicionou cubos de açúcar ao lado de alimentos e bebidas, que correspondem às respectivas quantidades do ingrediente nas formulações. É surpreendente!
Créditos: Divulgação

int(1)

Nutricionista cria cálculo rápido da quantidade de açúcar dos alimentos

Sair da versão mobile