Divulgação RoboCop

30 anos depois de seu lançamento, RoboCop continua tendo uma mensagem bastante atual. Um filme sempre lembrado pelo excesso de violência e carnificina, a obra de Paul Verhoeven é frequentemente incompreendida. Aqui fizemos uma pequena lista provando que a mensagem forte de RoboCop é perfeita ainda nos dias de hoje:

– Filme mais incompreendido da história?

Quando falamos sobre RoboCop, sempre vem à mente um filme cheio de cenas de ação frenética e muita violência. Lembramos de um robô assustador feito em stop motion com a missão de parar RoboCop e de um dos bandidos derretendo depois de cair num tanque de lixo tóxico. Pouco se fala do seu humor cínico, de sua crítica à brutalidade policial e ao sistema que escraviza a classe trabalhadora.

– Manipulação da mídia

Sempre são mostrados flashes de telejornais, nos quais os ancôras falam de cara lavada e com um sorriso na cara sobre o apocalipse nuclear e antigos presidentes sendo assassinados. Os programa de TV do mundo de RoboCop são exageradamente cômicos e feito sob medida para um país em pedaços. A ironia de Paul Verhoeven é tão absurda nesses trechos que fica difícil acreditar que alguém não entendeu a mensagem do filme.

Divulgação RoboCop

– Exploração da classe trabalhadora

No futuro distópico de Paul Verhoeven, a classe trabalhadora não tem nome e apenas serve aos interesses dos patrões. Detroit é dominada pela violência e quando se fala sobre a construção de “Delta City” nos lembram que serão milhares de trabalhadores vivendo em trailers, o que significa mais oportunidade de lucrar com jogo, tráfico e contrabando.

RoboCop é uma máquina sem sentimentos, feita para destruir de maneira brutal qualquer coisa que atrapalhe o caminho da lei. De maneira fria, ele lida com as crianças (“stay out of trouble”) e com uma mulher que acaba de ser vítima de um estupro, dizendo que ela acabou de sofrer um choque emocional e que vai encaminhá-la a um centro especializado. Ele é chamado apenas de “RoboCop” e quando alguém tenta relembrá-lo de quem ele realmente é, “Murphy”, seus criadores entram em pânico.

– Crítica a favor do desarmamento

Em uma das cenas mais loucas do filme, os bandidos empunham armas de tamanho absurdo e explodem carros e vitrines ao seu redor. Não existe nenhuma vontade de fazer melhorias sociais ou estruturais na cidade, o que importa é a força bruta e destruir tudo que estiver “contra a lei”.

– Número considerável de mulheres na força policial

Divulgação RoboCop

Lewis, a companheira de Murphy no momento em que ele é despedaçado antes de se transformar no RoboCop, faz aquele que é praticamente o único papel de um ser humano com alguma humanidade no filme.

Apesar de dar a entender que a agente policial desenvolve sentimentos pelo ex-companheiro meio máquina, meio homem, não existe nada perto de um romance para desvirtuar a mensagem forte de RoboCop.

E em tempos cada vez mais sombrios, a mensagem de RoboCop é mais atual do que nunca.

Teorias criadas por fãs de filmes que na verdade eram reais

Sempre houve uma teoria famosa de que o mercador ambulante e o Gênio da Lâmpada de Aladdin eram a mesma pessoa. Isso porque ambos são dublados por Robin Williams na sua versão original em inglês e são os únicos personagens que derrubam a quarta parede e falam diretamente com os espectadores. A teoria era verdade, inclusive confirmada pelos diretores do filme, Ron Clements e John Musker. A intenção original era de no próprio final do filme o mercador se revelar como o Gênio. "É uma lenda urbana que é verdade", disse Clements. É possível até encontrar na internet um vídeo com o final original em uma versão sem acabamento e pós-produção.
Créditos: Reprodução

int(1)

30 anos de RoboCop: 5 motivos que provam que o filme é mais atual do que nunca

Sair da versão mobile