giphy (11)

Sabe aquele reality show do Gordon Ramsay em que ele reformula e resgata restaurantes fadados ao fracasso, o Kitchen’s Nightmares? O gênio ~difícil~ do chef ganhou notoriedade depois do programa, no qual Ramsay resgatava restaurantes falidos da pindaíba com novos cardápios, reformas, novos procedimentos de atendimento e da cozinha e orientações financeiras.

Pois bem. Acontece que as dicas do chef não foram assim tão milagrosas – ou os restaurantes participantes não as seguiram assim tão de perto. O blog do programa, que mantem um registro dos sucessos (e falhas) dos estabelecimentos que participaram do reality show, dá conta que 61% das casas ajudadas por Ramsay acabaram fechando.

A versão UK do programa tem taxa ainda pior: apenas seis dos 21 restaurantes apresentados na versão inglesa da série, em 2009, continuam abertos até hoje – e apenas três mantêm o mesmo dono de quando Ramsay apresentou o programa. O mercado de restaurantes é reconhecidamente difícil aqui no Brasil e fora do país, então parte dessa porcentagem é natural. Mas talvez seja bom observar que a eficácia de um reality show desses na vida de pessoas reais não é tão certeira quanto imaginamos.

 

Sem mais artigos