Pedro Almodóvar foi escolhido como o grande homenageado da 38ª edição da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. O cineasta espanhol deverá estar presente no evento, acompanhando a Mostra.

Almodóvar fará o cartaz da Mostra, respondendo pela criação e execução da arte. Além disso, uma retrospectiva dos filmes do diretor será exibida ao longo do evento.

Ainda, a Mostra terá um encontro de co-produção Brasil-Espanha. As informações são do jornal Folha de São Paulo.

Pedro Almodóvar é hoje um dos principais cineastas do mundo. Diretor de 19 longas-metragens, tornou-se cultuado em toda parte, tendo sua obra dividida basicamente em dois ciclos: a fase dos anos 80, composta por filmes que mesclam drama e comédia, tingidos por doses de escracho, trash e kitsch; e a fase posterior, com filmes mais “maduros”, flertando com o melodrama e se inspirando cada vez mais em diretores como Douglas Sirk e Rainer Werner Fassbinder – mas sem abandonar completamente o tempero irreverente que sempre caracterizou Almodóvar.

Almodóvar é ainda um dos poucos cineastas cujo sobrenome virou adjetivo: almodovariano, a exemplo de felliniano, tarantinesco, glauberiano… O último longa do cineasta foi Os Amantes Passageiros (2013, veja galeria acima).


int(1)

Almodóvar criará cartaz da Mostra Internacional, que terá retrospectiva de sua obra