Infelizmente, o ano de 2014 vai ser lembrado pelas mortes de atores e atrizes brasileiros e gringos de peso. É muita gente boa que foi embora, empobrecendo a dramaturgia.  Mas, em vez de ficarmos tristes, vamos reverenciar essas pessoas incríveis que passaram por aqui.

A notícia da morte de Philip Seymour Hoffman pegou muita gente de surpresa no começo de fevereiro. Com apenas 46 anos, o ator, que estava trabalhando em dois filmes, morreu depois de ter consumido em excesso heroína, cocaína, anfetaminas e tranquilizantes. Dias depois, Shirley Temple, uma das famosas estrelas mirim de Hollywood morria de causas naturais, aos 85 anos.

Quem não lembra de Eddie Valiant, o detevive particular de Uma Cilada para Roger Rabbit, filme que fez sucesso no fim dos anos 80? Pois, o intérprete do famoso personagem, o ator inglês Bob Hoskins, morreu vítima de pneumonia, aos 71 anos, em abril.

Eli Wallach, um dos mais importantes atores de Hollywood, atuou em filmes de western do diretor italiano Sergio Leone, como Três Homens em Conflito, de 1966. Morreu aos 98 anos de causa não divulgada, em junho. E também nesse mês se foi Joan Rivers, atriz, comediante e apresentadora, aos 81 anos vítima de parada cardíaca e respiratória.

James Garner, outro galã de Hollywood, morreu aos 86 anos, de causas naturais, em julho. Ao longo de seis décadas de carreira, ele fez inúmeros papeis, mas ficou famoso como o detetive James Rockford da série Arquivo Confidencial.

Agosto fez jus à fama de mês do desgosto. Robin Williams, um dos atores mais carismáticos do cinema mundial, cometeu suicídio aos 63 anos, depois de enfrentar durante anos problemas com drogas. Em mais de 40 anos de carreira, atuou em sucessos como Sociedade dos Poetas Mortos, Patch Adams e Uma Babá Quase Perfeita.

Um dia depois da morte de Williams, a diva Lauren Bacall sofreu um AVC (acidente vascular cerebral) e morreu aos 89 anos em seu apartamento em Nova York. A atriz foi uma das principais divas do cinema noir de Hollywood, tendo atuado em filmes como À Beira do Abismo (1946) e Prisioneiro do Passado (1947). Também era conhecida pela beleza felina, o olhar matador, a voz rouca e o dom para a comédia, como no filme Como Agarrar um Milionário (1953).

E o ano tá terminando com uma grande perda: o ator, comediante, diretor Roberto Bolaños, criador de Chaves e Chapolin, morreu aos 85 anos em casa no fim de novembro, causando comoção em toda América Latina.

Atores e atrizes gringos que morreram em 2014


Créditos: Getty Images

No Brasil, o ano começou com a morte da atriz, diretora e ex-vedete Marly Marley, aos 75 anos, vítima de um câncer de pâncreas, em janeiro. Marly fez sucesso como jurada do Programa Raul Gil e era casada com o comediante Ary Toledo.

O ator Paulo Goulart morreu aos 81 anos devido a um câncer renal em março. Ele e a atriz Nicette Bruno formaram um dos casais mais conhecidos da TV brasileira e tiveram três filhos Beth Goulart, Bárbara Bruno e Paulo Goulart Filho. Ele fez diversos papéis em novelas, filmes e peças.

Menos de um mês depois, o ator, diretor e crítico de cinema José Wilker não resistiu a um infarto e morreu aos 67 anos.Fez filmes como Dona Flor e seus Dois Maridos (1976), Bye Bye Brasil (1980) e atuou nas novelas Roque Santeiro (1985), e fez sucesso como Giovanni Improtta de Senhora do Destino (2004), personagem que ganhou filme.

E em outubro Hugo Carvana, ator e diretor de cinema, perdeu a batalha contra um câncer de pulmão e morreu aos 77 anos. Carvana dirigiu e atuou em mais de 90 filmens, entre eles Vai Trabalhar, Vagabundo (1973), Bar Esperança, O último que fecha (1983) e Se Segura Malandro (1978) e em clássicos como Os Fuzis (1963), Terra em Transe (1967), Macunaíma (1969).

Atores e atrizes brasileiros que morreram em 2014

Ari Toledo e Marly Marley
Ari Toledo e Marly Marley
Créditos: Divulgação

int(1)

As perdas de 2014: veja os atores e atrizes que vão deixar saudade