O hábito de assistir a temporadas inteiras de séries de uma vez só, chamado “binge-watching” em inglês, aumenta chances de morte prematura, afirma pesquisa da American Heart Association publicada pelo E! Online. De acordo com o estudo, adultos que veem TV por mais de três horas por dia têm chances duas vezes maiores de morrer cedo, em comparação aos que assistem pouca televisão.

Miguel Martinez-Gonzales, autor do estudo e professor da Universidade de Navarra, na Espanha, diz que o hábito sedentário de assistir TV deve ser combatido. 13.284 pessoas foram entrevistadas para a pesquisa, todas saudáveis, entre 37 e 70 anos. Foram cruzados dados como tempo em frente a televisão, tempo dirigindo e tempo em frente ao computador, em relação ao risco de morte.

O “binge-watching” se popularizou mundialmente com os serviços de TV por demanda como Netflix, Hulu e Now, da empresa de TV a cabo Net. O TiVo, serviço de gravação de TV norte-americano, divulgou recentemente que a série Breaking Bad é a que mais tem adeptos do “binge-watching”. Já no Netflix, a maior parte dos usuários que são fãs de House of Cards viram os 13 episódios da segunda temporada em apenas um fim de semana.

 


int(1)

Assistir a séries de uma vez só aumenta chances de morte prematura, diz pesquisa