Suposto maus-tratos causou problemas para filme

Reprodução Suposto maus-tratos causou problemas para filme

W. Bruce Cameron, escritor responsável pelo livro Quatro Vidas de um Cachorro que inspirou o filme e roteirista do longa, negou que um cachorro tenha sido maltratado no set de filmagens, sendo forçado a mergulhar em águas turbulentas e quase se afogado, como mostram imagens obtidas pelo site TMZ na semana passada.

Apesar de confessar não ter estado presente no momento em que os supostos maus-tratos ocorreram, Bruce garantiu ter visto toda a gravação e afirmou que o animal não estava assustado. “O cachorro não ficou desesperado e não foi jogado na água. Apesar de não estar lá naquele momento, eu pude ver a gravação completa e Hercules estava executando as acrobacias tranquilamente na piscina horas antes”, disse ele.

W. Bruce Cameron, autor do livro

Divulgação W. Bruce Cameron, autor do livro

Segundo Bruce, o problema foi a mudança de posicionamento do animal. “Quando tentaram gravar com ele do outro lado da piscina, que não era o mesmo lugar onde ele ficou ensaiando o dia todo, ele hesitou. O erro foi tentar fazer com que ele tocasse na água para perceber que não havia problema. O problema dele não era com a água, e sim com o lugar que escolheram para que ele pulasse”, garantiu.

O roteirista afirmou que, ao perceberem que Hercules não estava contente com o posicionamento, colocaram ele de volta ao local que estava acostumado e a cena prosseguiu normalmente. “Ele ama a água, não estava em perigo, e não ficou chateado”, contou.

As imagens são de novembro de 2015. As imagens, obtidas pelo TMZ, mostram um cachorro sendo supostamente forçado a entrar na água. Imediatamente após a divulgação, a Peta (People for the Ethical Treatment of Animals), entidade que defende tratamento ético aos animais, pediu boicote ao filme. “A Peta pede que os amantes de cachorros boicotem o filme para que seja enviada a mensagem de que os animais devem receber tratamento humanitário”. Logo em seguida, a pré-estreia do longa foi suspensa.


Veja o depoimento completo de W. Bruce Cameron 

Primeiramente, eu gostaria de agradecer a todos –e são literalmente milhares– que nos escreveram expressando seu apoio. Suas palavras e seus pensamentos são tudo para nós. Eu também achei chocante o vídeo a que todos tivemos acesso. Principalmente porque eu estava no set a maior parte do tempo e sei que o objetivo de todo mundo lá era manter a segurança e conforto dos animais. Se as pessoas que gravaram e editaram o vídeo sabiam que algo estava errado, por que eles esperaram quinze meses para tomar uma atitude em vez de denunciar o caso às autoridades imediatamente? Depois de toda a polêmica eu assisti a todos os takes daquele dia em que eu não estava e mudei completamente de ideia, A nota que acompanha o vídeo e a edição do mesmo descaracterizam o que realmente aconteceu. O cachorro não ficou desesperado e não foi jogado na água. Hercules estava pulando tranquilamente na piscina horas antes. Quando tentaram gravar com ele do outro lado da piscina, que não era o mesmo lugar onde ele ficou ensaiando o dia todo, ele hesitou. O erro foi tentar fazer com que ele tocasse na água para perceber que não havia problema. O problema dele não era com a água, e sim com o lugar que escolheram para que ele pulasse. Ele fez a acrobacia tranquilamente quando foi levado de volta ao lugar em que havia ensaiado antes. Eu também não gostei quando o Hercules foi colocado rapidamente debaixo d’água, mas havia um mergulhador e um treinador dentro da piscina para protegê-lo. Ele ama a água, não estava em perigo, e não ficou chateado. Em um filme em que o mantra era a segurança e bem-estar dos cachorros, erros foram cometidos, e tudo tem de ser feito para garantir que esses erros não se repitam. Mas a razão para que a American Humane tenha nos dado o certificado de que nenhum animal foi machucado durante as gravações é justamente porque nenhum animal foi machucado durante a gravação desse filme. Eu apoio a causa animal e estou orgulhoso dos valores que mostramos em Quatro Vidas de Um Cachorro. 

Sem mais artigos