A releitura muda de um dos maiores clássicos da Disney, o longa-metragem Blancanieves, do diretor Pablo Berger, representará a Espanha na categoria de melhor filme estrangeiro na 85ª edição do prêmio Oscar e na 55ª edição do prêmio Ariel da Academia de Cinema do México.

“Espero que o filme tenha o êxito que merece e que conquiste o quinto Oscar para o cinema espanhol”, disse o presidente da Academia de Cinema Espanhola, Enrique González Macho.

Se o filme, que foi rodado em preto e branco, for selecionado por Hollywood, a Espanha aspiraria pela quinta vez o cobiçado prêmio.

O país já ganhou estatuetas com o filme Mar Adentro, de Alejandro AmenábarComeçar de novo, de José Luis Garci, Belle Epoque, de Fernando Trueba, e Tudo sobre minha mãe, de Pedro Almodóvar.

Blancanieves ganhou o direito de disputar uma vaga no Oscar de 2013 após vencer uma votação realizada entre os acadêmicos espanhóis. Ele disputava com os filmes O artista e a modelo, de Fernando Trueba, e Grupo 7, de Alberto Rodríguez, disse o diretor da academia.

A releitura espanhola do clássico da Disney tem como protagonistas Maribel Verdú, Macarena García e Daniel Giménez Cacho. O filme estreará nos cinemas espanhóis na sexta-feira, após ser apresentado no Festival de Cinema de San Sebastián, onde obteve grande êxito por parte dos críticos.


int(1)

Blancanieves, de Pablo Berger, representará a Espanha no Oscar de 2013