A TV Globo optou por uma forma (quase) inédita de comemorar seus 50 anos de existência – a emissora foi fundada em abril de 1965. A partir do dia 06 de janeiro entra no ar o programa Luz, Câmera, 50 Anos. Como o título já indica, a atração tem inspiração no cinema.

A emissora editou doze programas, incluindo minisséries (originalmente exibidas em quatro, oito, doze, dezesseis ou até vinte capítulos) e seriados, e transformou-os em telefilmes. Ou seja: cada série será exibida como se fosse um filme com duas horas de duração.

A estratégia remete ao Festival 15 Anos, exibido pela Globo em 1980. Na época, a emissora também exibiu telefilmes de duas horas de duração – mas a partir de novelas editadas como Selva de Pedra (1972), Anjo Mau (1976), O Astro (1977/78), Dancin’ Days (1978/79) e Pai Herói (1979), entre outras. Cada novela era resumida em um telefilme, narrado por um dos atores do elenco original das produções.

Luz, Câmera, 50 Anos estreia em 6 de janeiro e será exibida de terça a sexta-feira, após Império; e na terceira semana de exibição, após o BBB15. Veja na galeria todas as atrações do festival.

Festival Luz, Câmera, 50 Anos comemora 50 anos de TV Globo

Tânia Alves e Nelson Xavier viveram o casal título, nesta que foi a primeira minissérie da Globo, produzida em 1982
Tânia Alves e Nelson Xavier viveram o casal título, nesta que foi a primeira minissérie da Globo, produzida em 1982
Créditos: TV Globo

int(1)

Conheça as séries que a Globo transformou em filmes para festejar 50 anos