Vivemos na era das listas. Melhores isso, melhores aquilo, etc e tal. Então, para não ficar de fora, Hollywood (a entidade, a cidade que sedia a indústria cinematográfica norte-americana) decidiu fazer a SUA lista de 100 melhores filmes.

Ou ainda: os 100 filmes preferidos de Hollywood, entre todos os produzidos pela própria indústria nos últimos 100 anos, mais ou menos. Então ficaram de fora os filmes estrangeiros, feitos fora dos EUA?

Então. Era pra ser assim, mas estranhamente surgem na lista alguns (poucos) filmes não-americanos, como O Fabuloso Destino de Amelie Poulin (França) e Os Sete Samurais (Japão). Não deu para entender! Se os americanos podiam votar em filmes gringos, por que a lista não tem Fellini, Almodóvar, Visconti, Truffaut???

Os campeões da lista são: Steven Spielberg (7 filmes dirigidos por ele, sem contar os que ele produziu); Alfred Hitchcock, Stanley Kubrick e Ridley Scott (4 filmes cada); Christopher Nolan, David Lean, Francis Ford Coppola e Martin Scorsese (3 filmes cada).

A franquia Star Wars emplacou 2 filmes na lista, assim como a grife Senhor dos Anéis; Quentin Tarantino, David Fincher e James Cameron conseguiram 2 filmes cada; assim como (surpreendendo!) John Hughes e Mel Brooks.

E quem votou nessa lista? Chefes de estúdios, vencedores do Oscar, executivos de TV, e por aí afora. A lista foi publicada recentemente pelo site The Hollywood Reporter, e o Virgula tem a audácia de mostrar pra você, leitor querido, quem foram os escolhidos…

Sem mais artigos