Tem gente que não gosta de pular Carnaval, tem preguiça, não tem pique, não tem samba no pé….Mas isso não quer dizer que não gosta do Carnaval em si.

Se você é desses que curte o batuque mas prefere acompanhar de casa (e já está cansado de ver os desfiles da TV), temos aqui dicas valiosas!

Listamos 10 filmes ambientados no carnaval brasileiro. Cante com a gente: “Diga, espelho meu, se há na Avenida alguém mais culto do que eu”. Só cuidado na hora de sambar.

Aperta o play e vai.

Orfeu do Carnaval (Orfeu Negro, 1959)
Co-produção Brasil-França, levou o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro (para a França) em 1960, adaptando a peça Orfeu da Conceição, de Vinícius de Moraes, que baseou-se por sua vez nos mitos gregos de Orfeu e Eurídice e transferiu a história para o carnaval carioca.

Dona Flor e Seus Dois Maridos (1976)
Do livro de Jorge Amado, o filme traz já na primeira cena a morte de Vadinho (José Wilker), que cai morto em plena farra carnavalesca. A cena também está na minissérie da Globo de 1998.

A Lira do Delírio (1978)
No carnaval de Niterói, o filho bebê de uma dançarina do cabaré/bloco de carnaval Lira do Delírio é sequestrado, e ela sai em busca do rebento. No elenco, Anecy Rocha (irmã de Glauber) em seu último filme, além de Nara Leão.

Aventuras de um Paraíba (1984)
Caíque Ferreira vive o nordestino que desembarca no Rio e vive várias peripécias. A sequência final foi toda rodada em pleno caos do carnaval do Rio.

Orquídea Selvagem (Wild Orchid, EUA, 1989)
Uma insólita e cafona trama policial localizada no “caliente” carnaval do Rio, incluindo cenas “sensuais” com Mickey Rourke e a “não vingou” Carré Otis.

Orfeu (1999)
Quarenta anos depois, Cacá Diegues dirigiu este remake do original franco-brasileiro, desta vez estrelado por Toni Garrido e Patrícia França, e com muitas sequências nos desfiles cariocas.

Ó Pai Ó (2007)
Os moradores de um cortiço no Pelourinho, em Salvador, e suas aventuras no último dia do Carnaval. O filme deu origem à série de TV global exibida em 2008 e 2009.

VIPs (2011)
Wagner Moura vive o especialista em se disfarçar e assumir identidades Marcelo Nascimento. Entre as várias aventuras do “personagem”, está uma passagem pelo carnaval.

Rio (2011)
A animação 3D mostra a trajetória de uma arara azul na capital carioca, incluindo o Carnaval e seus desfiles. O filme foi indicado ao Oscar de Melhor Canção, mas não levou.

Trinta (2014)
O filme retrata a vida de Joãozinho Trinta, o carnavalesco mais importante do Brasil, que transformou os desfiles para o padrão que apresentam hoje e modernizou o carnaval brasileiro. No filme, é vivido por Matheus Nachtergaele.

BÔNUS: Quando o Carnaval Chegar (1972)
Obra-Prima de Cacá Diegues, com o trio Chico Buarque, Nara Leão e Maria Bethânia vivendo artistas mambembes contratados para cantar num carnaval. Trilha sonora marcante de Chico. No elenco, tem até Elke Maravilha!

Filmes carnavalescos para passar o Carnaval sem sambar

No maravilhoso filme de 1978, os participantes do bloco Lira do Delírio se vêem às voltas com crimes
Créditos: Reprodução

int(1)

Dez filmes para passar o Carnaval em casa brisando

Sair da versão mobile