O diretor da Globo Luiz Fernanado Carvalho, conhecido pelas minisséries Capitu e Hoje É Dia de Maria, disse, em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, que “a televisão brasileira tem dado claros sinais de esgotamento de seu modelo”.

Questionado se a produção televisiva estava mudando, Carvalho disse: “Precisa mudar, afinal, me parece, o modelo está dando sinais de esgotamento. Precisamos pensar em uma televisão do futuro. Esta já passou. Estamos reproduzindo um modelo de cinquenta anos atrás!”

O ator, responsável pelo novo especial Alexandre e Outros Heróis (baseada em dois contos de Graciliano Ramos) e pelo quadro do Fantástico Correio Feminino (inspirada em um dos pseudônimo de Clarice Lispector, Helen Palmer) disse que colocar obras de Clarice e Graciliano na TV Globo significa “dizer que um País muito mais rico e que precisa ser constantemente revelado está sendo desperdiçado”.

“Graciliano Ramos faz falta à televisão, assim como muitas outras literaturas: é mais moderno do que os moderninhos de plantão, muito mais vivo, mais capaz de traduzir as contradições de nosso país sem apelar para as caricaturas.”

Para o diretor, a televisão brasileira está muito presa na região sudeste do país, principalmente nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo, o que a empobrece.  “A tal indústria cultural segue reivindicando o antigo modelo, excludente, excessivamente centralizado no eixo Rio-São Paulo.”

Quando questionado sobre qual o caminho que a televisão brasileira deveria tomar para ser mais inclusiva e menos classista, Carvalho respondeu: “A televisão pode se tornar mais leve e fluida, transparente em tudo. O resultado desse movimento lhe trará diversidade, o frescor do novo, conteúdos emocionantes, sem falar na tal brasilidade.”

Carvalho também falou que “o público médio da televisão brasileira ainda é moralista, preso a questões ultrapassadas”. No entanto, ele acredita ser responsabilidade da TV de mudar isso. “Essa também não deveria ser uma das missões da televisão? Abraçar a responsabilidade de não formar apenas telespectadores, mas cidadãos?”

O especial Alexandre e Outros Heróis vai ao ar na Globo nesta quarta-feira (18)  e traz Ney Latorraca como destaque. O especial tem texto de Luís Alberto de Abreu e Luiz Fernando Carvalho e direção de núcleo de Luiz Fernando Carvalho.

Sem mais artigos