Quem acompanhou a transmissão do 67º Emmy Awards no último domingo, 20, notou que a premiação estava um pouco mais feminina do que de costume. Não, não pense em red carpet e no que cada atriz e famosa estava vestindo, estamos falando de resultados. Vimos cada vez mais mulheres diretoras, roteiristas, comediantes e protagonistas levantando as estátuas, agradecendo ao público e liderando o show – que ofuscou totalmente seu MC, o comediante Andy Samberg (que tava bem sem-gracinha).

67th Annual Primetime Emmy Awards - Show

Logo de cara, tivemos Allison Janney, de Mom, levando o prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante de Comédia em Série. Claro, o prêmio era de melhor a-t-r-i-z, mas Janney é das grandes e garantiu o embalo da noite.

"Obrigada, Deus...a", agradeceu Jill.

Reprodução “Obrigada, Deus…a”, agradeceu Jill.

Em seguida, vieram as surpresas da noite: Jane Lynch como Melhor Apresentador de Reality Show de Competição, Jill Soloway (foto) como Melhor Direção de Série de Comédia, Jane Anderson como Melhor Roteiro e Lisa Cholodenko como Melhor Direção de Filme/Série Especial Dramática por Olive Kitteridge, e a maravilhosa Amy Schumer com Melhor Série de Esquetes.

uzoaduba

Entre as atrizes premiadas, os discursos vieram com vigor, como se dissessem “agora que eu tô aqui em cima, vocês vão me ouvir!”. Uzo Aduba, a Crazy Eyes de Orange Is The New Black, deu um agradecimento regado de lágrimas para sua irmã, ChiChi, ao ganhar o prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante de Série Dramática – veja abaixo:

Para fechar o bonde das poderosas, Viola Davis, que arrebatou o prêmio de Melhor Atriz de Série Dramática, por How to Get Away With Murder, subiu ao palco e mandou a real sobre a realidade da mulher negra no show business:

“A única coisa que separa mulheres de cor de qualquer outra pessoa é oportunidade. Você não pode ganhar um Emmy por papéis que simplesmente não existem.”

Viola Davis, direta ao ponto.

Reprodução/Twitter Viola Davis, direta ao ponto.

Depois dessa, o jeito foi aplaudir em pé e ir para casa refletir sobre a indústria do entretenimento (e as outras, que tal?). Para não terminar em climão, é legal levar consigo a lembrança de que Amy Poehler também esteve por lá fazendo suas micagens – mas infelizmente não levou nada para casa.

Falou, galera, dorme bem aí.

Reprodução/Twitter Falou, galera, dorme bem aí.

10 personagens femininas de séries de TV que nos representam

Redatora-chefe do programa de comédia fictício
Redatora-chefe do programa de comédia fictício "TGS with Tracy Jordan", comanda uma equipe de roteiristas.
Créditos: Divulgação/NBC

int(1)

Discursos fortes, mulheres mais ainda: na noite dos Emmy Awards, a premiação foi delas!