Cenas de Um Dia de Cão (1975)

John Wojtowicz: o verdadeiro ladrão que inspirou Um Dia de Cão
John Wojtowicz: o verdadeiro ladrão que inspirou Um Dia de Cão
Créditos: Divulgação

Em 22 de agosto de 1972, um caso mobilizou a mídia e o público norte-americano. Dois assaltantes amadores invadiram um banco em Nova York, no bairro do Brooklyn, e tentaram roubar o local. Mas as coisas deram errado e logo o banco estava cercado pela polícia, pedestres, câmeras de TV, helicópteros e mídia em geral.

A negociação entre os ladrões e a polícia levou horas, e terminou com a dupla presa. Durante aquelas horas, muita coisa veio à tona – incluindo o motivo do roubo: um dos assaltantes queria financiar a operação de mudança de sexo de seu namorado.

A quase inacreditável história virou filme em 1975. Um Dia de Cão, de Sidney Lumet, trazia Al Pacino no papel de Sonny, líder do assalto. Sonny era inspirado em John Wojtowicz (1945-2006), cuja história de vida é o tema do documentário The Dog (2013), que estreia nos EUA nesta sexta (08) depois de rodar festivais em diversos países.

No documentário dirigido por Allison Berg e Frank Keraudren, John surge em depoimentos coletados no início dos anos 2000. Ele revela que teve quatro esposas e 23 namoradas, e que se relacionava com homens e mulheres.

Ele também fala sobre o famoso namorado, Ernest Aron (vivido por Chris Sarandon em Um Dia de Cão), que depois acabou mudando de sexo e se tornando Elizabeth Eden – falecida em 1987, em decorrência da Aids.

O filme também revela detalhes pitorescos das circunstâncias do fracassado assalto. Como o fato de John e seu comparsa, Sal, terem ido ao cinema na véspera do roubo, para assistir O Poderoso Chefão (1972). Uma das falas famosas do filme (“Esta é uma proposta irrecusável”) serviu de inspiração para John, que escreveu a frase em um bilhete que entregou ao gerente do banco na hora do roubo, para anunciar que se tratava de um assalto.

O documentário mostra ainda os anos posteriores ao assalto: John foi condenado a 20 anos de prisão, mas foi libertado após cinco anos. Naquela altura, Um Dia de Cão era um sucesso e John virou uma sub-celebridade. Ele gostava de dizer que era o “cão” da vida real. John morreu vítima de câncer.

The Dog não tem previsão de estreia no Brasil, mas certamente poderá ser encontrado via mídias estrangeiras.


int(1)

Documentário resgata história do assaltante que inspirou Al Pacino em Um Dia de Cão