As aventuras do gato robótico Doraemon superaram nas bilheterias do Japão o monstro Godzilla, após somar mais de 100 milhões de espectadores e converter-se na saga mais vista na história do cinema japonês.

O gato criado por Fujimoto Hiroshi em 1969 ganhou o seu primeiro filme em 1980 e hoje já conta com 34 produções, com as quais supera o histórico dinossauro, que ostentava o recorde de espectadores com 99 milhões.

Segundo a produtora e distribuidora japonesa Toho Co., a última aventura de Doraemon e seu inseparável companheiro Nobita atraiu 1,8 milhão de espectadores desde a sua estreia, em 9 de março.

De todos os filmes protagonizados pelos personagens do mangá original, o mais visto foi o lançado em 1989, Doraemon: Nobita e o Nascimento do Japão, que levou 4,2 milhões de pessoas às salas de cinema.

“Estou muito feliz por Doraemon ser tão querido por tanta gente”, disse a viúva de Fujimoto em entrevista à agência japonesa Kyodo.

O famoso desenhista japonês, falecido em 1996, conta com um museu na cidade de Kawasaki, ao sudoeste de Tóquio.

Já Godzilla, o monstro gigantesco que nasceu vítima da radiação nuclear em 1954, em um Japão ainda marcado pelas bombas atômicas de Hiroshima e Nagasaki, conta com 28 filmes, a maioria de temática apocalíptica.

O personagem, que teve duas versões produzidas por Hollywood, a última delas pelo diretor Roland Emmerich em 1998, voltará às telas em 2014, desta vez pelas mãos das produtoras americanas Legendary Pictures e Warner Bros. 


int(1)

Doraemon bate Godzilla como o personagem mais visto nos cinemas japoneses